22 Feb 2021

Celebremos a unidade da Igreja de Cristo

“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18).

Temos a graça de celebrar, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro, e a palavra “cátedra” vem, justamente, de “catedral”, é a cadeira, é o lugar onde está aquele que governa, dirige e orienta. Mas a Cátedra também tem o significado da unidade, e é essa cátedra, é essa fé que estamos celebrando no dia de hoje.

A própria Palavra de Deus está nos dando essa certeza: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra minha Igreja será construída”. Ou seja, Cristo quis ter uma Igreja, Cristo edificou a Igreja, e a cabeça é Ele, a cabeça é invisível, o corpo somos todos nós. O Pedro que representou o primeiro dos apóstolos, o Pedro que esteve à frente da Igreja de Jerusalém é o mesmo Pedro sempre citado, em primeiro lugar, nos Atos dos Apóstolos ou na companhia dos apóstolos, é o mesmo Pedro que vai ser o primeiro bispo de Roma.

É por isso que olhamos para Roma, porque todo bispo de Roma é sucessor de Pedro; e olhamos para Pedro, que hoje se chama Francisco, o Pedro de número 267. Que beleza saber que caminhamos na unidade e na comunhão com a mesma Igreja que Cristo fundou sobre Pedro!

Temos que seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja

Para além do fundamentalismo religioso, precisamos compreender o fundamento e a unidade da nossa fé. É essa unidade que queremos celebrar. Neste tempo em que vivemos com tantas controvérsias, com tantas pessoas sendo levadas por seus pensamentos, sentimentos, ideologias e compreensões pessoais, precisamos, acima de tudo, não perder a sensatez, a serenidade e a sobriedade da fé.

A Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica e Apostólica. A Igreja de Cristo é onde está Pedro. A Igreja de Cristo é aquela que foi edificada sobre ele. As portas do inferno não prevaleceram ontem e não prevalecerão também hoje. Surgem ataques e fantasias, surgem elementos para dividir… Mas, enfim, nem paremos para olhar para esses elementos, temos até que nos desviar deles, manter os olhos fixos em Jesus, seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja.

Celebremos com muito amor, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.