No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo, e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo (João 20,2-8).
Característica amável
Meus irmãos e minhas irmãs, é engraçado a gente ler esse texto da ressurreição de Jesus, enquanto nós estamos nas oitavas de Natal. Mas, hoje, nós celebramos São João, apóstolo e evangelista. E esse texto fala muito sobre a experiência de São João. João é o modelo de quem ama e se deixa amar por Jesus. Por isso ele corre mais depressa que Pedro e estará sempre à frente dos demais.
Não por posição, privilégios, cargos, mas por capacidade de compreender Cristo e os Seus mistérios. É assim na vida cristã. Quem se deixa tocar pela vida de Cristo, quem se deixa amar por Ele, responde a esse amor com muita força.
Essa pessoa estará sempre à frente dos demais. Enquanto muitos brigam por lugares, cargos, títulos, o discípulo que ama tem sempre os olhos fixos em Jesus e na meta onde Ele deve chegar.
Geralmente, uma pessoa assim, que ama e é amada, é uma pessoa leve, tem sempre uma palavra de esperança para dar. Não é uma pessoa azeda, não é arrogante, não persegue ninguém. É uma pessoa dócil, obediente, humilde. Pensa na comunidade, antes dos próprios interesses, não bajula as autoridades para ganhar algum cargo, sabe dar o primeiro lugar para o outro, tem vida de oração sincera, profunda e não superficial.
Bom, tudo isso é característica de quem ama e é amado por Jesus. João, o discípulo amado.
João viu e acreditou, diz o texto. E porque acredita em Jesus piamente, ele viveu uma conversão sincera e se tornou amável. Por isso ele se intitula o discípulo amado.
Bom, de nada adiantaria, Jesus dizer do seu amor a João, se ele não tivesse se tornado um discípulo amável. Faz toda a diferença quando alguém se deixa amar e quando não se deixa amar.
Quando uma pessoa se torna amável, ela se torna fácil de se relacionar com todas as pessoas, porque o amor de Cristo passou naquele coração e ela agora, cheia desse amor, também transborda em amor para todas as pessoas.
Que São João interceda por nós.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!