15 Oct 2024

Caminho de perfeição

“O Senhor disse ao fariseu: ‘Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.  Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós'” (Lucas 11,39-41).

Amados irmãos e irmãs, hoje comemoramos Santa Teresa D’Ávila, a grande doutora da Igreja. Ela nos ensina que a santidade, tanto a dela quanto a nossa, exige um caminho de perfeição. Teresa cunhou e escreveu sobre esse caminho, e nos ensina que, em qualquer fase da vida, devemos decidir servir ao Senhor.

Caminhar em direção a Cristo

Ela nos revela que, mesmo sem saber como seria o ápice de sua conversão, desde jovem desejava o céu, buscando o martírio e almejando ser toda de Deus. Assim como ela permanece em nossos corações, a oração autêntica, para Teresa, exigia determinação, especialmente no início da jornada espiritual. É crucial lembrar que, ao recebermos o chamado de Deus, o entusiasmo inicial nos leva a acordar cedo para rezar, fazer penitências e até mesmo a realizar atos de loucura por amor a Ele. Santa Teresa nos alerta que essa fase passa.

No decorrer da conversão, devemos ter em mente a necessidade de perseverança. Para permanecer no caminho de Deus, para permanecer em sua vontade, precisamos fazer da oração um compromisso firme. Teresa nos exorta a perseverar com confiança, mesmo quando a tentação de abandonar a oração surgir nos primeiros passos da vida espiritual.

Jesus, por experiência própria, nos ensina que o caminho da oração é o caminho dos humildes e daqueles que confiam plenamente no Senhor. Santa Teresa D’Ávila viveu essa verdade de forma magnífica, e por isso, em tempo de tentação, nos exorta a manter os olhos fixos em Jesus com grande e decidida determinação.

Sejamos como Santa Teresa, que não se deixou abater, pois era determinada. Sejamos assim, para permanecermos na vontade de Deus e, se essa for a vontade d’Ele, um dia chegar à glória dos altares. Que Santa Teresa D’Ávila nos ensine a ter essa mesma determinação.

E desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.