28 Nov 2022

Caminhe com fé acreditando na Palavra do Senhor

“Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.” (Mateus 8,11)

Meus irmãos, no Evangelho de hoje, temos um oficial romano que vai ao encontro de Jesus para pedir pelo seu empregado. Um oficial romano, um pagão que reconhece Jesus como o Senhor, que reconhece que Jesus é o Messias e pode curar o seu empregado.

Este homem de fé, embora pagão, deu passos que nós também precisamos aprender com ele a dar: crer no Senhor, ir ao encontro d’Ele e pedir. E aqui é bonito: não foi egoísta, não pediu para si, pediu para um empregado seu. Um homem de fé, um homem que colocou a fé em prática, um homem que não pensou somente em si.

E, depois, deu uma outra prova de fé, e Jesus se prontificou a curá-lo — “Vou curá-lo”. Mas o oficial romano disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. O Senhor pode dizer só uma palavra e eu creio, o meu empregado ficará curado”.

Por isso Nosso Senhor elogiou a fé daquele homem. Olha só como Ele disse: “Nunca encontrei alguém em Israel que tivesse tanta fé. Nem fariseus, nem saduceus nem mestres da Lei, ninguém; alguém que tivesse tanta fé como aquele pagão”.

Caminhemos com fé, acreditemos em Nosso Senhor e na Sua Palavra

O que Nosso Senhor quis dizer? O que o Evangelho quer nos dizer? Que muitos virão do Oriente e do Ocidente, muitos pagãos reconhecerão o Senhor. Por quê? Porque se tornaram sensíveis à luz e foram atraídos à luz — Jesus.

Aquele homem alcançou a graça para o seu empregado, porque a luz da fé chegou até ele, porque ele se abriu à fé, abriu-se à luz — Jesus.

Meus irmãos, nós também precisamos nos abrir, cada vez mais, a Nosso Senhor Jesus Cristo; e nos abrindo a Ele, dar passos de fé, dar passos de mudanças de vida.

Aquele homem logo, logo, rapidamente, aderiu a Nosso Senhor, foi até Ele, pediu para o seu empregado e acreditou: “Senhor, basta dizer uma palavra”. Meus irmãos, é essa fé que nós precisamos ter: “Senhor, não vejo ainda, mas creio que o Senhor vai fazer maravilhas”. “Senhor, não consigo tocar, não é palpável, mas creio que o Senhor está comigo nessa situação, naquela situação. Eu creio.”

Aquele homem acreditou e alcançou a graça de Nosso Senhor. É um pagão que nos ensina que devemos ter fé, que devemos nos abandonar n’Ele, que devemos caminhar.

Caminhemos com fé, acreditemos em Nosso Senhor e na Sua Palavra para que juntos com os do Oriente e do Ocidente, aqueles que foram excluídos, mas creram no Senhor, façamos parte do banquete no Reino dos Céus. Que nós também façamos parte do grande banquete na eternidade, porque cremos e vivemos a nossa fé.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.