30 Jan 2024

Busque Jesus em todos os momentos da sua vida

“Naquele tempo, Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés,  e pediu com insistência: ‘Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!’. Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais” (Marcos 5,21-26)

Meus irmãos e minhas irmãs, li apenas um trecho do Evangelho, porque você sabe qual é o desfecho dessas duas realidades: a mulher que toca Jesus é curada; essa menina recebe o poder da Palavra de Jesus e coloca-se de pé.

Queria chamar a atenção de vocês para as duas personagens que, na verdade, têm as histórias entrelaçadas: uma menina que não podia se tornar mulher – ela tinha 12 anos, e ela perderia a possibilidade de se tornar uma mulher se morresse; e uma mulher que não poderia se tornar mãe por causa do fluxo de sangue há 12 anos.

12 anos era a idade da menina, 12 anos era o tempo que aquela mulher sofria com a hemorragia. Veja: uma menina que não pode se tornar mulher, uma mulher que não pode se tornar mãe; fases da vida bloqueadas pela enfermidade.

É preciso procurar Jesus em todos os momentos da nossa vida, inclusive, nos bons, quando as coisas vão bem

Quantos se encontram assim, impedidos de avançar, de dar passos na vida por causa de uma determinada situação! Não falo só da situação de enfermidade física, mas de qualquer situação. Quantos precisam dar esse passo sucessivo, quantos precisam virar a página, dar a volta por cima ou superar alguma situação, mas se encontram bloqueados!

Para além da enfermidade, as duas situações precisam aprender a recorrer a Jesus. Nós também, muitas vezes, recorremos a Ele, mas o problema é que recorremos só nos momentos dramáticos, só quando precisamos, no momento de sofrimento, quando a dor aperta, quando aquela situação se apresenta e vamos procurar Jesus. Mas precisamos procurá-Lo em todos os momentos da nossa vida, inclusive, nos bons, quando as coisas vão bem. Temos que procurar o Senhor!

Jesus precisa ser procurado sem interesse, por amor puro, por devoção genuína, por uma relação filial que tecemos com Ele. Jesus quer ser tocado, quer entrar em nossas casas, em nossas famílias, quer nos ressuscitar. Por isso a atitude do nosso coração é confiar completamente no Senhor, como fez essa mulher do fluxo de sangue, como fez esse chefe da sinagoga chamado Jairo, que foi procurar pelo Senhor por causa da sua filha; e Jesus desbloqueou as duas situações, Ele trouxe a vida nova, trouxe a possibilidade àquela menina de se tornar uma mulher, e daquela mulher se tornar uma mãe.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.