22 Oct 2022

Busque a sua conversão enquanto há tempo

“Jesus lhes respondeu: ‘Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo’” (Lucas 13,2-3)

Meus irmãos, foram apresentadas aqui duas situações para Jesus, por conta do pecado de um grupo e de outro grupo.

Alguns galileus morreram porque cometeram um crime e Pilatos os condenou, e o outro grupo morreu por conta de uma torre que caiu. Por um lado, alguns que morreram pela culpa, outros que morreram por uma fatalidade. E essa situação foi apresentada a Jesus, que, então, deixou claro para eles: “Olha, vocês acham que eles eram mais culpados? Vocês acham que eles sofreram por causa do pecado que eles cometeram?”. E Jesus quis tirar um pouquinho isso do pensamento deles e chamá-los à conversão, chamar-nos à conversão.

Quando nós olhamos para o mundo e verificamos também: pessoas que pecaram, pessoas que fizeram o mal e, por isso, foram condenadas e morreram, por causa do pecado, por causa do mal que fizeram, e pessoas que, por uma fatalidade, vieram a morrer. Tanto um grupo quanto o outro, Nosso Senhor quis chamar à atenção: “Olha, muito mais do que o pecado que eles fizeram e por isso eles sofreram por causa do pecado, todos nós somos chamados à conversão”.

Enquanto ainda dá tempo, busque a conversão. Eles não são mais culpados por causa disso ou por causa daquilo, mas todos nós devemos buscar a conversão. O Senhor chamou a atenção para isso e por isso os convidou à conversão.

Enquanto ainda dá tempo, busquemos a conversão, porque a morte é certa para todos nós

Ainda dá tempo, busque a conversão! Ainda dá tempo, por isso, não perca tempo. Busque a conversão, busque a Deus, busque colocá-Lo em primeiro lugar. Enquanto ainda dá tempo, busquemos, meus irmãos, a conversão, porque a morte é certa para todos nós; ela é certa, então, busquemos a conversão.

Depois, Jesus ainda contou uma parábola de uma figueira plantada numa vinha e a figueira não estava dando frutos, por isso, o patrão queria retirar aquela figueira, mas o vinhateiro, aquele que estava cuidando da vinha e da figueira disse: “Não! Espera mais um pouco. Ainda não”.

Meus irmãos, esse vinhateiro é Jesus Cristo, que está ainda dando mais um tempo para que eu e você, para que nós, convertamo-nos. Ainda dá tempo, volte-se para o Senhor. Ainda dá tempo, voltemo-nos para o Senhor!

Hoje, comemoramos a memória de São João Paulo II. Papa, um grande Santo do nosso tempo, um homem que não perdeu tempo, que sofreu, teve fatalidades na sua vida. Perdeu mãe, perdeu pai, perdeu amigos; viveu ali em tempo de guerra, a Guerra Mundial — Primeira Guerra Mundial, depois a Segunda Guerra Mundial, também teve que enfrentar —, mas foi alguém que permaneceu firme em Deus, foi um grande exemplo e é um grande exemplo para cada um de nós.

Quando nós olhamos para São João Paulo II,  também lembramos que foi alguém que usou de misericórdia, perdoou e propagou a misericórdia. Foi alguém que defendia a vida, devemos também defender a vida. Foi alguém que defendeu as famílias, os jovens.

Meus irmãos, ao olharmos para a vida de São João Paulo II, não percamos tempo com coisas fúteis, mas busquemos o Reino de Deus, busquemos agradar a Deus. Ainda dá tempo, busquemos o Senhor hoje, amanhã e sempre.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.