09 Apr 2013

Basta deixar-se conduzir pelo Espírito!

Estamos diante de uma contradição entre a incredulidade dos judeus – representados por Nicodemos – e o anúncio do novo trazido por Jesus. Nicodemos, embora mestre, não conseguia enxergar a água que regenera o homem, tornando-o uma nova criatura.

Quem se faz discípulo do Ressuscitado deve dispor-se a viver a aventura do Espírito que o transforma. Essa exigência está contida na afirmação enigmática de Jesus: “O vento sopra onde quer; você escuta o barulho, mas não sabe de onde ele vem nem para onde vai. A mesma coisa acontece com quem nasceu do Espírito”.

Esse alerta é fundamental para quem foi iniciado no processo de discipulado. Tornar-se discípulo de Jesus comporta colocar-se à inteira disposição do Espírito. Só assim irá se precaver contra a tentação de querer “aprisionar” o Espírito e colocar Deus dentro dos próprios limites humanos. Opção empobrecedora, pois impede o ser humano de deixar desabrochar toda a riqueza de dons que lhe foi confiada por Deus.

Fechando-se dentro de seus próprios limites, o discípulo tende a acomodar-se, a não ser criativo e a contentar-se com o pouco, a deixar-se abater pelas críticas, pelas incompreensões e insucessos.

Soprando onde e como quer, o Espírito proporciona ao discípulo um dinamismo incomum, a ponto de se admirar com os próprios feitos. Embora pequeno e frágil, não temerá realizar grandes empresas. Tornar-se-á forte diante das contrariedades da vida, a ponto de superá-las todas, e destemido ao dar testemunho do Ressuscitado. Mostrar-se-á, também, possuidor de uma sabedoria, antes desconhecida, e manterá viva a chama da fé e da esperança, quando o fracasso bater à sua porta. Basta deixar-se conduzir pelo Espírito!

Quem dera, meu irmão, que todos nos abríssemos profundamente para receber o dom de Deus que consiste em nascer pela água e pelo Espírito!

É necessário aceitar o testemunho do Cristo Ressuscitado e ser-lhe fiel para que o novo nascimento, que é o Batismo, nos introduza verdadeiramente na Vida Eterna.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.