Aumentai a nossa fé: o pedido mais necessário
Hoje, domingo, dia do Senhor, dia de nos prepararmos para estar na presença do Senhor, aquele que passou pela Paixão, Morte, mas ressuscitou para nos dar a vida eterna. Por isso o domingo é importante, e nós não podemos vivê-lo de qualquer jeito.
É preciso se preparar, organizar-se para ir à Missa e, dentro dela, colher de Deus para vivermos bem o dia d’Ele.
O Evangelho de hoje, Lucas 17,5-10, nos fala o seguinte: Naquele tempo, os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumentai a nossa fé”. O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta moreira: arranca-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria”.
Uma fé nova, renovada
Neste Evangelho, um pouco mais profundo diante da fé, o Senhor diz para nós: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer. Ou seja, o homem de fé precisa acreditar nesta realidade, estamos fazendo aquilo que devíamos fazer, pois é Deus quem realiza todas as coisas, e nós devemos ser instrumentos para que a Sua graça aconteça.
Hoje, o Evangelho começa com um pedido muito justo e sincero dos apóstolos do Senhor: “Aumenta a nossa fé!” Quantos de nós precisamos também pedir essa graça no dia de hoje?
Que a nossa fé seja aumentada. E que essa fé nos leve a compreender que os discípulos não pedem riquezas, poder nem milagres, mas pedem fé. E isso já nos ensina muito! Eles sabem que sem fé nada é possível.
A Fé do Grão de Mostarda
Jesus, no entanto, responde de forma provocante: “Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta moreira, arranca-te e planta-te no mar, e elas vos obedeceriam” ou seja, Jesus está dizendo que não se trata de ter uma fé grande, mas de ter uma fé verdadeira.
Existe uma diferença nisso! Uma fé autêntica e verdadeira faz com que você acredite no poder de Deus e naquilo que Ele pode realizar. Uma fé viva, uma fé concreta, uma fé humilde.
Uma fé de qualidade acima de quantidade
Não é a quantidade, mas é a qualidade da fé que conta para cada um de nós. Uma fé pequena, mas sincera, é capaz de mover o impossível. Porque confia não nas suas próprias forças, mas em Deus. Guarde isso: o homem de fé verdadeira, de fé simples e humilde, vive justamente isso. Confia em Deus e não nas suas próprias forças.
Que o Senhor nos abençoe, e que este seja um domingo onde a nossa fé seja aumentada, e aumentada para fazer a vontade de Deus.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!