28 Dec 2022

Através do seu testemunho, revele Cristo ao próximo

“Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias” (Mateus 2,16-17).

Meus irmãos, dentro das Oitavas de Natal, hoje, dia 28, comemoramos os Santos Inocentes. Quem foram esses Santos Inocentes? Acompanhamos aqui, no trecho do Evangelho, que Nosso Senhor havia nascido e os magos foram até o rei Herodes para oferecer presentes ao rei que havia nascido. Porém, Herodes ficou confuso: “Mas como assim vocês vieram presentear o rei? Eu sou o rei!”. E os magos não o reconheceram como o rei, mas o rei que havia nascido.

Eles queriam presenteá-lo e combinaram; dizia Herodes: “Então, se vocês encontrarem o rei, me digam porque também quero adorá-Lo”. Na verdade, Herodes queria matar o menino; e aqueles magos encontraram o rei, o verdadeiro rei (Jesus), ofereceram os seus presentes — como conhecemos a história —, e partiram por um outro lado. Não foram avisar Herodes.

Diz a Leitura, que acabamos de escutar, que Herodes ficou furioso por conta disso, ele se sentiu enganado. Então, o que ele fez? Infelizmente, mandou matar as crianças de dois anos para baixo. São esses Santos Inocentes que comemoramos hoje. Eles, sem saber, deram a vida por causa de Cristo.

Que Cristo possa nascer no coração dos incrédulos, através do seu testemunho

Essas crianças que, como diz o Ofício das Leituras hoje, na Liturgia das Horas, sem saber e sem poder balbuciar algumas palavras, proclamaram o Cristo, viveram e deram a vida, apesar da curta vida, mas deram a vida por causa do Cristo.

Meus irmãos, nosso tempo clama por testemunhos de fé. Essas crianças deram testemunho, apesar da curta vida; mal sabiam falar, mas deram a vida pelo Cristo; mal sabiam falar, mas proclamaram o Cristo.

Com as nossas palavras proclamemos Cristo, mas principalmente com o nosso testemunho proclamemos Cristo. Com a nossa fé nos contagiemos uns aos outros. Muitas vezes, é sem falar nada que nós vamos evangelizar muito, aqueles que estão descrentes, aqueles que já se cansaram das palavras.

Tem muita gente assim: descrente porque ouve falar tanto de Cristo, mas não vê Cristo em mim e em você. Precisamos revelar o Cristo, não com as nossas palavras simplesmente, mas com o nosso testemunho.

Que as pessoas, ao olharem para você, digam: “Está ali o Cristo”. Que as pessoas possam olhar para mim e ver também o Cristo. Que o Cristo possa nascer no coração dos incrédulos, através do meu e do seu testemunho.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.