21 Nov 2020

Assumamos que somos propriedade de Deus

“Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12,49-50).

Estamos, hoje, celebrando a Apresentação de Nossa Senhora ao Templo. Os seus pais, Ana e Joaquim, levaram essa menina para ser consagrada a Deus, para tornar-se um dom de Deus, uma oblação a Deus.

Maria, desde o ventre de sua mãe, pertencia ao Senhor, Ela foi concebida sem pecado. Celebramos hoje aquilo que Maria será por toda a Sua vida: um dom, uma dádiva, uma oferenda agradável aos olhos do Senhor.

É muito mais do que um ritual, é uma vida assumida desde o ventre de sua mãe: ser toda de Deus, ser esse templo de Deus, ser esse lugar da morada de Deus. Quando levamos os nossos filhos à igreja ou quando nós mesmos, um dia, fomos levados à igreja, fomos apresentados, fomos lá batizados, fomos consagrados para nos tornarmos o lugar da morada de Deus, propriedade d’Ele. 

Aqui não é uma questão para dizer: “É porque sou batizado”, a questão é muito mais ampla, é eu assumir ser batizado, assumir que sou consagrado e propriedade de Deus.

Fomos consagrados para nos tornarmos o lugar da morada de Deus, propriedade d’Ele

Quando a Mãe e os irmãos de Jesus se aproximaram e foram dizer isso a Ele, o Mestre respondeu com muita propriedade e categoria: “Quem é minha mãe? Quem são os que dizem ser meus irmãos?”.   

Não é simplesmente a condição sanguínea que coloca alguém próximo a Jesus. A familiaridade com Jesus se faz em levar a sério a Palavra do Pai, a Palavra da Verdade, em ouvir a Palavra e colocá-la em prática. É isso que nos faz irmãos do Senhor, é isso que nos faz próximos d’Ele, foi isso que fez de Maria esse templo do Senhor.

Mais do que escolhida, Ela foi fiel à sua escolha; mais do que ungida, Ela foi fiel à unção; mais do que consagrada, Ela levou a sua consagração a sério, o Seu compromisso de ser toda de Deus.

Apresentemo-nos, hoje, a Deus, a partir do nosso batismo para vivenciá-lo, vivê-lo na vida, na prática com o testemunho, com os bons exemplos e, sobretudo, levando Deus a sério na vida de cada um de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.