04 Feb 2022

Assuma a verdade do Reino de Deus em sua vida

“Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: ‘Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão’. Por isso, Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, por isso, o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava” (Marcos 6,17-20).

A fama de Jesus desperta a consciência suja de Herodes. Quando Jesus começa a propagação do Reino, a consciência de Herodes se acende. Quem não se reconcilia com o seu passado vai ser sempre atormentado pela luz da Verdade, que é Cristo. Não é que Cristo goste de oprimir a nossa consciência, é porque Ele sabe que só a verdade pode nos fazer verdadeiramente livres.

Como é bom colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, não é verdade!? Como é bom ter a consciência tranquila de ter feito sempre escolhas justas, corretas ao longo do nosso dia! Herodes não vivia isso, ele era constantemente atormentado pelo seu passado.

Gostar apenas de ouvir a verdade embrulhada em belos discursos e poesias não muda a vida

Reconcilie-se com o seu passado, pois é importante viver essa reconciliação. Quem vive da verdade e pela verdade vai ter de pagar um preço. João Batista teve de pagar com a própria vida. Arriscar a própria vida por causa da verdade, não ter medo de dizer a verdade quando ela é necessária. Viver como cúmplice de um mal ou morrer como honestos, qual é a nossa escolha? Viver na cumplicidade de uma situação errada que, talvez, esteja perto de você, ou morrer como uma pessoa honesta, uma pessoa digna?

O dia da quebra desse silêncio chega para todos, chegou na vida de Herodes. A necessidade que nós temos de uma vida autêntica, uma vida única, como diríamos nos tempos de hoje: uma “ficha limpa”, uma boa reputação, uma honradez, viver com coerência aquilo que nós decidimos viver, o que nós escolhemos para a nossa vida, isso é importante! Não podemos querer agradar a todos barganhando a verdade, abrindo mão de certos valores, de certos conceitos, de realidades que pertencem à verdade do Evangelho, conceitos que não podemos abrir mão, verdades que não podemos deixar de lado.

Gostar apenas de ouvir a verdade embrulhada em belos discursos e poesias não muda a vida. A verdade deve ser encarnada, deve ser possuída, deve ser posta em prática! Foi isso que João Batista fez, pagou com a própria vida o preço de dizer a Herodes que ele estava em adultério, que ele estava desonrando a sua família, desonrando o seu irmão Filipe, por tomar a sua esposa. É um alto preço!

É duro quando nós temos de assumir a verdade da nossa vida porque, muitas vezes, essa verdade se choca com estruturas de pecado, com estruturas de mentiras, com estruturas de trevas.

Qual é a minha escolha? Qual é a sua escolha? Hoje, optamos pela Palavra de Deus e assumimos o preço que nós temos de pagar por viver na verdade? Que o Espírito Santo dê a cada um de nós a mesma coragem, a mesma vontade, o mesmo vigor que deu a João Batista, ao ponto de entregar a sua própria vida por amor à verdade do Reino de Deus. Que o Espírito Santo nos fortaleça!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.