“Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde Ela estava.” (Lucas 1, 26-28b)
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, 25 de março, nós celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor — daqui a nove meses nós vamos celebrar o Natal —, mas a solenidade de hoje não é apenas um marco cronológico para sabermos que daqui a nove meses será o Natal, ela é um Kairós porque abre um tempo novo, abre um tempo de graça para todos nós porque é a chegada do Filho de Deus no meio de nós.
O anjo Gabriel se torna “anjo-apóstolo”, entendamos: o anjo Gabriel recebe o título de apóstolo porque a palavra “enviado”, em grego, quer dizer apóstolo — Gabriel foi enviado por Deus —, isso pela importância da mensagem da qual ele se torna portador, a mensagem da encarnação do Verbo de Deus no ventre da humilde criatura, Maria. Gabriel não apenas troca informações, mas ele coloca, diante de Maria, uma possibilidade real do movimento da graça de Deus, ele não foi só para informá-la de alguma coisa, mas ele foi dar, através do seu anúncio, a possibilidade de que Ela recebesse a graça de Deus no seu ventre, o Filho de Deus.
Depois que o anjo Gabriel anunciou para Maria a vinda do Filho de Deus, cada um de nós tornou-se participante dessa boa-nova
Quantas mensagens nós recebemos? Quantas mensagens nós enviamos todos os dias? Mensagem de comunicação familiar, de trabalhos de grupo, de amigos de infância, de grupo de amigos, de esportes que praticamos, de faculdade, da paróquia… Mas que tipo de apostolado eu exerço nessas mensagens?
O mundo de hoje tem muita rapidez na comunicação. E que comunicação é essa que nós somos chamados a exercer no mundo tão cheio de ruídos de comunicação? Nós somos também apóstolos da boa-nova de Deus, somos também enviados para levar ao coração das pessoas a experiência da boa-nova. Você é chamado a compartilhar, por exemplo, essa homilia que você acompanha todos os dias, a compartilhar nos seus grupos de amigos, da sua família, para que a Palavra de Deus seja semeada.
Deus entra na nossa vida definitivamente e quer permanecer
Depois que o anjo Gabriel anunciou para Maria a vinda do Filho de Deus, cada um de nós tornou-se participante dessa boa-nova, e essa passou a ser de cada um de nós. E, pelo nosso batismo, nós também entramos nesse movimento da encarnação, porque nós fomos feitos filhos no Filho Jesus. No mistério da Sua encarnação, nós recebemos esta dignidade, esta vocação.
A Palavra diz que o anjo Gabriel entrou onde Ela estava. Deus vem ao nosso encontro. Entrar, aqui, é o indicativo da presença de Deus na nossa vida — e olha que Deus é muito preciso, a Palavra de Deus nos garantiu isso —, ele foi enviado a uma cidade — Nazaré —, a uma região — Galileia —, a uma pessoa —Maria —, e a uma condição — Ela estava prometida em casamento.
Deus é muito preciso! Deus quando entra na nossa vida e na nossa história é muito preciso, porque Ele quer alcançar o nosso coração. Por isso, Ele vai onde você está, Ele vai ao seu encontro para também anunciar a você uma vida nova, o dom de uma vida nova. Então, assim como fez com Maria, Deus também quer fazer com cada um de nós.
Tomemos consciência e posse disto: Deus, em tudo aquilo que faz, Ele faz parte da nossa vida; Ele entra na nossa vida definitivamente e quer permanecer!
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!