26 Jun 2020

Aproxime-se de Jesus com humildade

“Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante d’Ele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’” (Mateus 8,2).

Que beleza quando olho para esse leproso se aproximando de Deus! Preciso dizer que, um leproso era marginalizado e colocado de lado por causa da sua lepra. Ele fedia, aquela carne era estragada, e as pessoas tinham a concepção de que ela era contagiosa, então, o leproso tinha de permanecer distante.

Na vida, as pessoas nos distanciam delas e do mundo ou nos distanciamos das pessoas do mundo, e assim por diante. A marginalização é um drama da sociedade em todos os tempos, pessoas são marginalizados (socialmente falando ou por diversas circunstâncias), mas nós também nos marginalizamos.

Quando o amado Papa Francisco diz que devemos ir às periferias existenciais da humanidade é porque muitas pessoas estão vivendo distantes daquilo que é o essencial no campo espiritual; e nós, muitas vezes, com nossas feridas e lepras, estamos também distantes de Deus e uns dos outros, ou estamos distanciando as pessoas, colocando-as longe de nós porque estamos centrados somente em nós.

O que precisamos? Precisamos da humildade desse leproso. Primeiro, a humildade de nos aproximarmos, de irmos, mesmo apesar das nossas lepras e pecados.

Quero chamar a atenção de um ponto que não podemos desconsiderar. À medida que cresce os pecados em nós, à medida que os pecados vão tomando conta de nós, é uma verdadeira lepra, a outra tem cura, mas essa não; só o perdão e a misericórdia de Deus são os que podem nos livrar dela.

Se você está distante, por favor, aproxime-se de Jesus com humildade e faça como esse leproso: ajoelhe-se

Os nossos pecados nos afastam ou nos aproximam de Deus. Alguns de nós, muitas vezes, decidimos viver no pecado e vamos nos distanciando, levando a vida daquele jeito e vamos indo para o que a gente quer, para onde o pecado vai nos puxando e nos encaminhando.

Se você está distante, por favor, aproxime-se de Jesus com humildade e faça como esse leproso: ajoelhe-se. Quantos de nós não se ajoelham mais nem para rezar em casa e nas igrejas… Quantos de nós não dobram mais os joelhos no chão, mas não é dobrar por dobrar, para se fazer de coitadinho, é dobrar por se humilhar, é dobrar para se prostrar, para suplicar, para reverenciar a Deus e dobrar as nossas vaidades, nosso orgulho e nossa soberba. É preciso dobrar-se ao chão com os joelhos prostrados!  

Quando faço isso, preciso pedir: “Senhor, se queres, pode me purificar”. “Purifica-me, Senhor”. “Purifica os meus maus pensamentos, maus sentimentos e más intenções”. “Purifica as minhas mágoas, meus rancores e pavores”. “Purifica-me, Senhor, dos meus medos, rancores, de tantas coisas que causam dessabores na minha vida interior porque deixei isso crescer em mim”.

Jesus quer que nos coloquemos na Sua presença, que nos aproximemos d’Ele, que dobremos os nossos joelhos e busquemos a renovação e a purificação de todo o nosso ser.

Deus abençoe você!  

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.