02 Oct 2024

Anjos, companheiros no dia a dia

Louvado seja o Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Acolhemos você que está nos acompanhando na nossa Homilia Diária. Hoje, comemoramos a memória dos Santos Anjos da Guarda e queremos, juntamente com Mateus, capítulo 18 do versículo 1-5, meditar sobre essas realidades dos Santos Anjos.

“Em verdade, em verdade vos digo, se não vos convertereis e não vos tornareis como crianças, não entrareis no Reino dos Céus, quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus, e quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe” (Mateus 18,1-4-5).

Por isso, meus irmãos e meus irmãs, o Senhor mandou os Seus anjos para nos guardar em todos os nossos caminhos, e nós precisamos ter a confiança dessas crianças, que se abandonam inteiramente aos cuidados do Senhor.

Os seus anjos nos céus

O Salmo 90 vai dizer justamente isso: “Aos seus anjos Ele mandou que guardem todos os Seus caminhos. Eles O sustentarão em suas mãos para que não tropecem em alguma pedra”.

A Igreja, meus irmãos e meus irmãs, sempre acreditou na existência dos Santos Anjos da Guarda, a partir dos testemunhos da própria Sagrada Escritura. Lá [na Sagrada Escritura], nosso Senhor, por exemplo, ao pedir para que não se escandalizassem os pequenos, disse: “Os seus anjos no céu contemplam, sem cessar, a face do meu Pai, que está nos céus”. E São Pedro diz que, quando estava na prisão, o seu anjo não confundiu, para que ele não se desesperasse.

Por isso, meus irmãos, nós precisamos invocar sobre nós os Santos Anjos da Guarda, para nos levar aos caminhos que nos tiram do erro, tira-nos do egoísmo, e que nos levam a acreditar que temos uma proteção. Deus quis colocar, para cada um de nós, um anjo. Não sabemos o nome, não sabemos a sua feição, mas sabemos que ele foi colocado por Deus para nos livrar de todos os perigos. Mas é importante também nós termos a consciência de que se não rezarmos, se não buscarmos uma vida íntima com Deus, se não buscarmos os sacramentos, não adiantará invocar os Santos Anjos. Por quê? Se eu estou em pecado, se eu não faço a vontade de Deus, como é que Ele vai me proteger se eu não estou vivendo aquilo que é a Sua vontade?

Por isso, meus irmãos, meus irmãs, São Basílio Magno disse: “Fica bem evidente que a missão dos Anjos da Guarda é conduzir a nossa vida ao céu para a vida eterna. Essa é a grande missão do Anjo: encaminhar-nos para o caminho do Senhor, para o caminho da santidade, para o caminho da vida eterna.

Invoquemos sobre nós, todos os dias, a presença dos Santos Anjos, porque, dessa forma, teremos uma garantia. Estamos caminhando, não é? Para aquilo que é o nosso objetivo: o Céu, para estarmos em comunhão com Deus.

Invoquemos sobre nós a intercessão dos Santos Anjos, para vivermos na vontade de Deus.

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.