03 Jun 2011

Amor de Deus, fonte da verdadeira alegria

Salette Ferreira – cantora e missionária da Comunidade Canção Nova – tem uma música da qual eu gosto muito de cantar e queria que você também cantasse comigo: “Tudo passa, tudo passa, tudo vai passar / Só não muda o amor de Deus que é Pai. / Nem a morte, nem a dor, nem a solidão / Podem superar o amor de Deus por mim“.

A alegria do mundo e a sua tristeza, meu irmão, são coisas passageiras. O que permanece é a alegria daqueles que, perseverando nas situações de adversidade e sofrimento, vivem o amor em comunhão com o próximo, com Jesus e com o Pai.

Assim, no Evangelho de hoje, Jesus se dirige aos Seus discípulos e lhes confirma: nada pode tirar a alegria daqueles que permanecessem na Palavra e na vontade de Deus. E a diferença dos homens que buscam a Deus – entre os demais – é exatamente essa alegria que não pode ser tirada do coração fiel ao Senhor.

A tristeza que os discípulos sentem no momento da despedida de Jesus é passageira. Ao escrever estas palavras, João tem presente a situação de suas comunidades. Estas, vivendo momentos difíceis de perseguição, sentiam a ausência do Senhor e se angustiavam. As palavras d’Ele as consolam e alegram. Jesus verá os discípulos novamente. Não por um retorno ao mundo, mas pela permanência dos discípulos n’Ele e Ele nos discípulos. Então, não será necessário perguntar nada a Jesus, pois o Espírito Santo enviado conduzirá os discípulos à Verdade plena. Esta mesma Verdade que afirma: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?” (Romanos 8,35).

Nada é capaz de separar do amor de Cristo um coração que se entrega a este amor. Creio que o maior testemunho que podemos dar ao mundo é exatamente o de sermos fortes no Senhor, de ser alegres nas tribulações, felizes nas provações, porque – como diz a Palavra de Deus – nada poderá nos separar deste amor.

Com todo o seu coração, professe a sua fé nas palavras de Jesus Cristo e diga: “Eu tenho Jesus na minha vida e nada poderá me tirar a alegria de tê-Lo como meu Senhor!”

Por isso, nada de tristeza. Deus quer fazer de você uma pessoa alegre. Ele quer fazer de você um testemunho vivo da Sua Palavra. Basta confiar sua vida, seus problemas ao Senhor. Basta deixar Jesus ir à frente porque – como Jesus mesmo disse – ninguém poderá tirar essa alegria de você. Ninguém! O único capaz de fazê-lo uma pessoa infeliz é você mesmo, porque o pior carrasco do homem é ele mesmo. Seja vencedor com Cristo!

“Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8,37-39)

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.