Irmãos e irmãs, hoje domingo, dia do Senhor, mas um dia muito especial! Hoje, celebramos a solenidade de todos os santos, pois, aqui no Brasil, passamos para o domingo.
O Evangelho deste dia é o das bem-aventuranças, e a frase principal para a nossa reflexão é “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
Amigo do céu
Os santos, irmãos e irmãs, podemos dizer que são como faróis que nos apontam o caminho para Deus. Cada santo é uma seta que aponta para o céu e ensina a maneira correta de viver o Evangelho na própria vida. Então, nós olhamos os santos, e eles são referências para nós, são um modelo. Cada um com seu jeito próprio ilumina a nossa existência nessa vida como referência de como entregar totalmente a Deus neste mundo para depois merecer a vida para sempre junto com Ele no Céu.
Irmãos e irmãs, nos santos, a Igreja reconhece os traços que neles são próprios, e saboreia a sua glória mais profunda, que é a santidade. A santidade é a glória da Igreja.
Ser santo significa viver na intimidade com Deus. Peçamos, neste dia, a intercessão desses nossos amigos do céu. Qual é o seu amigo? De qual amigo você é mais próximo no Céu? Qual é o santo da sua devoção? Que ele cuide da nossa preparação para uma vida de comunhão com Deus aqui neste mundo, para que também nós trilhemos o caminho da santidade.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!