18 Jun 2024

Amar os inimigos é um desafio de fé e amor cristão

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem. Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?” (Mt 5,43-48)

Ontem, falamos justamente sobre fazer o bem aos inimigos, e Jesus continua neste caminho. No mês de junho inteiro, temos percebido o quanto Jesus quer que sigamos Seus caminhos, que vivamos os Seus mandamentos e renunciemos àquilo que é mal. Parece que vai ficando algo maçante, porque as leituras se assemelham. 

Jesus quer reforçar em nós o desejo por optar por fazer o bem. Por que, meus irmãos? Ele quer o amor dos discípulos, quer que você ame, doe-se. Jesus quer que o Seu amor transborde como Deus transbordou sobre nós. E que seu amor seja autêntico e ativo.

Se você percebeu no final deste Evangelho: “Que recompensa tereis amar somente aquele que me ama?”. O Senhor está nos pedindo para ir além. Ser cristão, ser discípulo de Jesus é ir além daquilo que nos convém, pois aquilo que nos convém nos faz paralisar e chegar a um determinado ponto em que não avançamos.

Jesus está nos ensinando também a querer o bem sempre. Você quer viver esta vida que Jesus pede para nós de viver o bem, de buscar o bem até mesmo daqueles com quem temos dificuldades? Porque é isso que Jesus está falando no Evangelho de hoje. Superar as barreiras, superar as dificuldades, superar a chatice do outro.

Amar, amar e amar sempre!

Eu sei que não é fácil. Quando digo isso, não estou falando que seremos marionetes nas mãos de Deus. Não, não é isso não. Você tem liberdade, vontade, inteligência, sabedoria, você tem a oportunidade de dizer sim ou dizer não para Deus. Você tem essa liberdade. Jesus não está roubando a sua liberdade. Ele não quer enquadrar você dentro de uma forma para que seja somente daquele jeito. Não, não é isso não. Ele está somente nos alertando que para o seguirmos fielmente, precisamos ser mestres no amor. Amar e amar !

Ontem eu falava e hoje o Evangelho nos fala: “Abençoai os que vos perseguem e amai os vossos inimigos”. É difícil ? É, mas é importante. 

Eu tive que perdoar alguém que me fez um grande mal um dia na minha vida. E quando me ordenei padre, aquela pessoa ajoelhou nos meus pés e veio me pedir perdão por todo o mal que tinha me feito. Mas porque eu não paguei o mal com o mal, eu pude gerar frutos na vida daquela pessoa. Pude perdoar aquela pessoa, pude amar aquela pessoa que me fazia mal, mas eu paguei o mal dela com o bem na oração. É assim que Jesus pede que vivamos. 

Que Deus te ajude e que te dê a perseverança de viver o amor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.