Amar Deus para aprender amar o próximo
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e ao teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22,34-40)
Irmãos e irmãs, domingo é o dia do Senhor. Então, não perca a oportunidade, após escutar essa homilia, de participar da Eucaristia ou talvez você já tenha participado. Então, participe da Santa Missa com sua família, incentive este momento de graça. Na semana, nós temos um momento de preceito, um momento especial para dedicarmos toda a nossa atenção, todo o nosso coração para nos entregarmos inteiramente a Deus. É hoje o dia do Senhor, o dia de voltarmos o nosso coração para as graças d’Ele.
Amar a Deus de todo o coração
Neste dia em que fomos contemplados com este Evangelho que fala do amor a Deus, que tem como consequência o amor aos irmãos. Também há uma diferença entre cumprir mandamentos e viver por amor. Jesus revela que toda a nossa vida encontra a sua unidade no amor. Um amor que nasce de Deus e se estende até o próximo.
Quando o nosso coração ama verdadeiramente a Deus, as demais escolhas começam a encontrar sua ordem, ou seja, tudo é ordenado para o amor de Deus. Assim como a nossa história deve ter o caminho do amor de Deus na nossa história. Nós devemos conceder essa realidade na nossa história e na nossa vocação, em toda a nossa existência. É assim na sua vida também.
O perigo de amar na medida errada
E qual seria o problema, irmãos e irmãs? O problema não é que amamos pouco, mas que, muitas vezes, amamos as coisas erradas ou amamos na medida errada. Então, colocamos mais amor na criatura e esquecemos o Criador.
Quantas vezes você se perde em relacionamentos? Quantas vezes o seu coração transborda de amor por uma pessoa, mas não transborda de amor por Deus? Isso significa que você está amando na medida errada. Não significa que você não deva amar essas pessoas. Deve amá-las, mas na medida correta.
E qual é o convite do Evangelho? O Evangelho nos convida a deixar que Deus ocupe novamente o centro da nossa existência. Somente um coração totalmente voltado para Ele é capaz de amar aos outros com verdadeira liberdade, sem ser possessivo, sem ser possessiva, sem egoísmos e sem interesses ocultos, sem afetos clandestinos. Mas com uma intenção purificada, pois a intenção purificada tem sempre em vista a salvação do outro.
Sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



