19 Jul 2024

Além da lei: encontrar a verdadeira misericórdia em Cristo

“Naquele tempo, Jesus disse: “Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o templo. Se tivésseis compreendido o que significa: quero a misericórdia e não o sacrifício, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é Senhor do sábado”.“ (Mt 12,1-8)

Meus irmãos e minhas irmãs, detenho-me no último versículo deste Evangelho. “Quero a misericórdia, e não o sacrifício”. O contexto aqui é a observância do dia de sábado. Você já deve ter lido esse Evangelho sobre essa temática da observância do dia do sábado, as proibições, regras, deveres, punições etc. Daquilo que era sagrado, chegou0-se a essas realidades. Isso foi o que aconteceu com o preceito do dia do sábado.

Jesus é o rosto da misericórdia. Contemplando o seu rosto, aprendemos sobre o Pai do Céu. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa. Quem disse isso foi o Papa Francisco quando escreveu a bula que abria o ano jubilar extraordinário da misericórdia. O apelo feito pelo Papa foi que nós aprendêssemos com Cristo sobre a misericórdia divina.

Lei, conversão e misericórdia

Isso é tão necessário, porque tendemos, muitas vezes, a nos especializar nas leis, nas normas, na doutrina, nas regras litúrgicas, mas nos esquecemos daquilo que é o principal: contemplar a misericórdia para nos tornar misericordiosos como o Pai do Céu é misericordioso. Não nos contentemos em aprender somente a lei. Vamos além, como fez Jesus. Vamos além da lei.

Vamos dar alguns passos a mais no nosso dia sagrado para encontrar aqueles que mais precisam de nós. Vamos sentar à mesa com quem é tido como impuro e como pecador. A misericórdia nunca se comporta como inimiga da justiça. Pode até parecer que Jesus seja um fora da lei, mas a misericórdia não é inimiga da justiça, da norma. Porém, revela o comportamento de Deus, que sempre oferece uma nova chance ao pecador para que ele se converta e viva.

A pessoa está em primeiro lugar. Jesus sempre colocou o ser humano no centro, dando a ele o melhor, que é o amor de Deus; revelando a regra principal, que é o amor a Deus e o amor ao próximo. Porque quem ama a Deus e ama ao próximo cumpriu plenamente a lei.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.