25 Dec 2022

Alegre-se pelo Verbo Divino que habitou entre nós

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade” (João 1,14).

Feliz Natal para você, meu irmão e minha irmã! Finalmente, depois de tantos dias nos preparando através do Advento para essa Solenidade, para essa Festa, podemos nos alegrar pelo Verbo que se fez carne, pelo Cristo, Deus, Jesus, que veio estar com a humanidade.

O Antigo Testamento, sobretudo, revela muito essa distância que muitos sentiam a respeito de Deus. É claro, os profetas, homens de sintonia com Deus, sentiam um Deus mais próximo, mas ao transmitirem-no, o povo se sentia ainda distante de Nosso Senhor. Mas agora não, o Verbo se fez carne e veio habitar entre nós.

Na plenitude dos tempos, o Senhor veio estar conosco. O Senhor veio em socorro da humanidade; Ele veio para solucionar o pior mal que a humanidade estava vivendo, e ainda está vivendo: o pecado. O Senhor está batendo à porta para entrar, porque deseja salvar, Ele não quer perder ninguém. Por isso comemoramos, mais uma vez, o Natal do Senhor.

O Verbo Divino se fez carne e habitou no meio de nós, fez a Sua tenda entre nós

Alegremo-nos pelo Cristo que veio pequeno, humilde e pobre para nos salvar. “Mas Ele não poderia ter vindo de outro jeito?” Poderia ter vindo rico, poderia ter vindo com uma alta inteligência para resolver todos os problemas políticos e econômicos, mas Ele veio pobre e humilde para alcançar os pobres e humildes, para alcançar aqueles que se fizessem pobres e humildes. Ele veio para os pequenos; Ele veio pequeno e deseja que todos nós nos tornemos também pequenos, porque assim todos têm acesso.

Se o Senhor viesse poderoso e rico, possivelmente os pequeninos não teriam acesso a Ele. O Senhor veio pequeno, pobre e nascido numa família simples para nos alcançar.

Acolhamos o Cristo que — como nós acabamos de escutar —, fez-se carne e habitou no meio de nós, fez a Sua tenda entre nós, fez a Sua morada entre nós.

Deus é acessível, e diante desse Deus que é acessível, acolhamos os Seus mandamentos, os Seus ensinamentos, tornemo-nos também simples, pobres, pequenos, humildes e  servidores como o Cristo. Assim Ele veio, assim Ele nos ensinou e somos chamados a imitá-Lo.

Que o Natal  possa acontecer, hoje, no meu e no seu coração, principalmente, minha gente, o Natal vai acontecer sempre através das nossas atitudes de bondade, de misericórdia, gestos de misericórdia com os nossos. Vai ser sempre Natal se nós acolhermos o Cristo e se traduzirmos esse Cristo que recebemos em boas ações.

Que seja Natal sempre através do meu e do seu testemunho de vida. Feliz Natal!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.