“Alegrai-vos! As mulheres aproximaram-se e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então, Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mateus 28,8-15)
Encontro com o ressuscitado
Quero trazer para vocês, meus irmãos e minhas irmãs, nessa segunda-feira das oitavas da Páscoa, que a alegria da Páscoa ainda ressoa em nossos corações.
Evangelho de São Mateus, que nós ouvimos hoje, capítulo 28, versículo 8,15, nos conduz a um grande momento de revelação e também de contradição.
As mulheres que foram ao túmulo de Jesus, com a tristeza da perda ainda em seus corações, agora recebem a maior notícia de todos. Ele ressuscitou, como havia dito, e esse é o anúncio que vai transformar o mundo, a Boa Nova da ressurreição!
E você percebeu que, no início do Evangelho, Jesus diz: “Alegrai-vos”? A alegria da ressurreição é a alegria do encontro com o ressuscitado. O Evangelho, então, nos mostra que as mulheres voltam correndo do túmulo e, ainda com um misto de temor e de muita alegria, elas anunciam, elas vibram e querem que os discípulos também experimentem essa alegria.
Por isso o encontro com o ressuscitado nos ensina algo fundamental: a verdadeira alegria cristã nasce da certeza de que Jesus venceu a morte.
É nisso que você precisa pautar a sua reflexão nesta segunda-feira das oitavas da Páscoa. A nossa alegria nasce da certeza de que Jesus venceu, ou seja, a ressurreição não é um evento distante ou apenas um fato histórico. É realidade!
Ele deve mudar a nossa vida, a nossa maneira de viver, a nossa maneira de pensar. Cada um de nós, em nosso dia a dia, é chamado a experimentar a ressurreição de Cristo em nossa vida, a aproximar-se d’Ele, adorá-Lo e também que Ele possa nos transformar. A tristeza deve dar lugar à alegria, porque Cristo está vivo, está ressuscitado.
E Jesus nos manda fazer o quê? Anunciar a Boa Notícia, a Boa Nova. Após esse encontro, Jesus diz às mulheres: não tenhais medo, ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.
Jesus não apenas a consola com suas palavras, mas também dá a elas uma missão. Jesus está dizendo a você o que disse àquelas mulheres, que se você acredita na ressurreição, deve ir e anunciar a todos aqueles que estão na morte e que precisam da ressurreição de nosso Senhor: “Não tenhais medo. Alegrai-vos! Cristo está com cada um de nós”.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!