25 Jul 2022

Alcance o seu lugar servindo e amando o Senhor

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mateus 20,27-28).

Hoje, comemoramos a festa de São Tiago Maior, apóstolo do Senhor. Ele foi um daqueles primeiros discípulos que o Senhor chamou para trabalhar na Sua vinha, para trabalhar para o Reino, para anunciar a Boa Nova por este mundo. São Tiago Maior também foi mártir.

E o episódio do Evangelho que nós escutamos é um tanto engraçado, cômico, mas também muito sério. Aqueles dois discípulos, filhos de Zebedeu, pediram para a mãe falar com Jesus que eles queriam um lugar no Reino. Jesus, que falava a respeito da Sua Paixão, da Sua Morte, da Sua Ressurreição, um assunto tão sério, e aqueles dois discípulos pareciam que estavam voando — vamos dizer assim — estavam em outra órbita e foram pedir para ter um lugar no Reino.

E Jesus, por isso, disse a eles: “Mas vocês estão cientes do que estão pedindo? Vocês podem beber do cálice que eu vou beber?”. E eles prontamente disseram “Sim!”. Eles não sabiam ainda que cálice era. Era o cálice da Paixão, era o cálice da perseguição, era o cálice da entrega; era esse o cálice que Nosso Senhor estava dizendo.

O nosso lugar é servir e amar Nosso Senhor. Não status, não fama, não likes

Mas, de fato, a resposta deles, embora eles não tivessem tanta noção, eles responderam corretamente. De fato, eles depois puderam dar um testemunho do Senhor, eles puderam dar a vida por causa de Nosso Senhor, mas Jesus aproveitou a oportunidade. Porque eles pediram um lugar no Reino à direita, à esquerda, e Jesus aproveitou para dar essa lição: “Olha, no mundo há uma competição, no mundo busca-se o primeiro lugar, busca-se a fama, o status, mas entre vocês, meus discípulos, não deve ser assim. O primeiro deve ser o último e aquele que serve”.

Jesus aproveitou a situação para dizer para aqueles discípulos e para dizer para nós: “Não busque fama, não busque status, busque me servir”. A nossa felicidade, a nossa alegria, o nosso verdadeiro lugar, desculpe, não é à direita ou à esquerda. O nosso lugar é servir, esse é o nosso lugar, esse é o seu lugar!

São Tiago Maior e os demais Apóstolos aprenderam que não era necessário buscar um lugar, não era necessário buscar status, mas era necessário servir a Nosso Senhor.

Meus irmãos, a fama não salva ninguém, aliás, através da fama muitos se perderam. Quem salva é Cristo. E quem se coloca ao Seu serviço, muitas vezes, não terá palmas do mundo, mas quem serve por amor a Ele terá a palma da vitória, terá a coroa da vitória. É esse o nosso lugar: servir e amar Nosso Senhor! Não status, não fama, não likes, não, não, não… O nosso lugar é o serviço.

Sirvamos ao Senhor, que Ele cresça e nós diminuamos!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.