14 Dec 2022

Alcance a salvação aderindo à Palavra de Cristo

“João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” (Lucas 7,19)

Meus irmãos, estamos dentro deste tempo do Advento, preparando-nos para o Natal do Senhor, preparando-nos também para o Seu Advento definitivo. Surgiu aquela dúvida de João Batista, mas alguns autores da Palavra vão dizer que era a dúvida dos discípulos de João. E para sanar essa dúvida, ele mandou que os seus discípulos fossem até Jesus para perguntar: “Jesus, tu és o Messias ou devemos esperar um outro?”.

É interessante que Jesus respondeu não com as Suas palavras, mas com as Suas atitudes. Eles foram até Jesus e disseram; nesta mesma hora — diz a Palavra  —, Jesus curou de doenças, de enfermidades e espíritos malignos muitas pessoas. Fez muitos cegos recuperarem a vista e, então, Jesus disse: “Olha, podem contar agora a João o que vocês viram e ouviram”.

Aquela dúvida de João Batista, aquela dúvida dos discípulos dele é a dúvida que a humanidade hoje apresenta. São os questionamentos que muitos homens trazem a respeito do Senhor — “Será que Jesus é realmente o Cristo?”, “Será que o Messias já veio uma primeira vez?” E nós, como Igreja, declaramos: o Senhor já veio uma primeira vez e Ele voltará.

O Senhor já veio para nos salvar, e é aderindo a Ele que terei a salvação

Meu irmão e minha irmã, creia: o Senhor já veio para nos salvar, e é aderindo a Ele que você terá a vida, que nós teremos a vida. É aderindo a Ele que os milagres e as curas vão acontecer. É aderindo a Ele que terei a salvação, que você terá a salvação. O Senhor já veio, agora Ele vai vir uma segunda vez, mas de maneira definitiva.

Qual é o passo que nós devemos dar então? Aderir desde já a Ele. Jesus já veio, está no meio de nós, e Ele se deixa encontrar na Sua Palavra, na Eucaristia, no nosso irmão que precisa também de ajuda, de consolo, que precisa da Sua Palavra.

Hoje, comemoramos São João da Cruz, um santo que viveu no ano 1542, que fez a sua experiência com Deus. Entrou para o Carmelo e quis que o Carmelo vivesse de maneira mais radical a Palavra. Por isso, a reforma do Carmelo que aconteceu com ele e também com Santa Teresa de Ávila. Sofreu muito, mas ele sofreu por amor, sofreu pelo bem do Carmelo, sofreu pelo bem da Igreja, sofreu pelo bem das almas.

Ele sabia que era só a adesão a Cristo que daria a salvação aos seus confrades, só a adesão a Cristo, verdadeiramente, daria salvação à humanidade. Por isso, ele até desejava o sofrimento, porque, no sofrimento, ele sabia que haveria salvação.

Meus irmãos, abramos o nosso coração ao Cristo que já veio; estejamos atentos e espertos porque Ele vai voltar. Mas que, ao voltar, Ele nos encontre preparados e levando uma vida espiritual de intimidade com Deus, como nos ensina São João da Cruz.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.