01 Nov 2022

Aceite o convite para participar do banquete do Senhor

“O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete” (Lucas 14,23-24).

Meus irmãos, iniciamos um novo mês, o mês de novembro. Hoje, dia primeiro, comemora-se o dia de todos os Santos, porém, aqui, no Brasil, essa festa celebramos no domingo próximo, então, no domingo próximo nós celebraremos todos os Santos.

Mas, iniciando este novo mês de novembro, nos encaminhando para o final do ano litúrgico, o Senhor nos apresenta, na Liturgia de hoje, este Evangelho no qual podemos recordar que Jesus ainda estava na casa de um fariseu, e Ele havia ensinado a respeito do caminho da humildade, de não buscar o primeiro lugar; e, depois, alguém disse — que estava ali à mesa: “Feliz quem come do pão no Reino de Deus”.

Então, Jesus contou essa parábola para falar a respeito de um homem que deu um grande banquete, mas que os convidados, um a um, cada convidado foi negando estar naquele banquete.

Vivamos a santidade para participarmos do grande banquete no Reino dos Céus

Um disse: “Comprei um campo, preciso experimentar este campo, preciso verificar este campo”; o outro disse: “Comprei uma manada de bois, então, não posso, tenho gado aqui que preciso cuidar, estarei ocupado”; e o outro disse: “Eu me casei então não posso. Casei-me recentemente, então, preciso estar aqui em casa, preciso estar com a esposa e tudo mais”. Então, cada um foi dando as suas desculpas, para não estar naquele banquete e naquela festa.

Por isso, Jesus, ao contar esta parábola, diz que o dono mandou chamar a outros: os pobres, os aleijados, os coxos. O senhor preparou um banquete, mas aqueles que foram convidados não quiseram participar do banquete.

Meus irmãos, não podemos ficar fora do banquete, não fique fora do banquete do Reino dos Céus! Quem faz o convite para mim e para você é Nosso Senhor Jesus Cristo, e aceitar o convite é aceitar a Jesus Cristo. Aceitar o convite para participar do banquete do Reino dos Céus é aceitar viver os mandamentos de Cristo. Aceitar participar do banquete significa viver uma vida em Deus, uma vida santa.

Não fique fora do banquete, acolhamos a Jesus Cristo, acolhamos aos Seus mandamentos. Empenhemo-nos em viver uma vida santa, para participarmos do grande banquete final: a eternidade.

Façamos este caminho, meus irmãos: acolhamos o convite de Nosso Senhor, vivamos a santidade para participarmos do grande banquete no Reino dos Céus.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.