“Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: ‘Coragem, sou eu! Não tenhais medo!’. Então subiu com eles na barca. E o vento cessou (Marcos 6,45-52).
Acalmar o meu coração
Amados irmãos e irmãs, os discípulos viram Jesus caminhando sobre o mar. Depois da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus ordenou aos discípulos que passassem para a outra margem do mar enquanto Ele ia rezar.
É aqui que eu quero me deter nesta liturgia de hoje. Era frequente o Senhor retirar-se a sós com o Pai diante da Sua missão, diante daquilo que Ele realizava e do povo que Ele precisava alcançar. Mas, meu irmão, minha irmã, para um tempo de oração, Jesus também se torna solidário aos Seus discípulos. Por que Jesus tem poder sobre o vento? Por que Jesus tem poder sobre o mar? Porque Jesus é um homem orante. É um homem que está, constantemente, em sintonia com o Pai. E por isso Ele consegue realizar, de forma eficaz, a sua missão.
Podemos estar, agora, em dificuldades, passando por tribulações, passando até mesmo por tentações. Talvez estejamos num mar bravio, mas Jesus vai nos surpreender. Ele vai nos trazer a bonança, Jesus vai nos trazer a calmaria se entrarmos numa vida de oração.
Ao ouvir o grito que lançaram, Jesus imediatamente se levanta e diz para eles: “Não tenhais medo”. Jesus acalma o coração deles naquele momento.
Jesus quer acalmar nosso coração agora, Ele quer nos dar a graça de confiar. Mas só poderemos confiar no Senhor se vivermos uma vida de oração.
Termino dizendo que o coração deles estava endurecido. Se o nosso coração estiver endurecido, Deus não poderá realizar a Sua obra de salvação, porque nós não iremos acreditar que Ele é o Senhor.
Por isso, meus irmãos, minhas irmãs, para reconhecermos o rosto de Jesus, precisamos acolhê-Lo, confiar n’Ele, invocá-Lo na oração. Porque não vai faltar, meus irmãos, na minha e na sua vida, momentos de tempestade e de provação.
Que o Senhor nos ajude e que Ele nos diga, hoje, nesta hora: “Não tenhais medo. Eu estou contigo”.
Desça sobre vós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!