30 Oct 2022

Abra seu coração para encontrar-se com Cristo

“Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: ‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais’” (Lucas 19,8).

Meus irmãos, hoje domingo, dia do Senhor, dia de oração, dia de participarmos da Santa Missa, dia de aprendermos com Nosso Senhor.

O Evangelho de hoje trata dessa história conhecidíssima, a história de Zaqueu, que subiu numa árvore para ver Jesus. Mas antes dele querer ver Jesus, de tê-Lo visto, Jesus o viu.

Meu irmão, ninguém passa despercebido por Nosso Senhor. Jesus quis entrar na casa física, material de Zaqueu? Sim, mas Ele já havia entrado no coração de Zaqueu.

Que o nosso coração esteja aberto para receber Jesus, que o nosso coração esteja aberto para receber a salvação, porque foi isso que Jesus declarou: “Zaqueu, a salvação entrou nesta casa”. A salvação é o próprio Cristo.

É interessante aqui os vários detalhes deste Evangelho. Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Jericó é uma cidade baixa da Terra Santa, Jerusalém a cidade alta. Jesus foi lá na cidade baixa ao encontro dos pecadores, a encontro dos mais necessitados, e Zaqueu era um deles.

Zaqueu era baixo na sua estatura, mas era baixo também porque se sentia inferior, porque se sentia muito pecador, e Jesus se rebaixou, foi àquela cidade baixa, foi até aquele homem de estatura baixa, foi até o pecador.

Por isso, sinta-se também visitado por Nosso Senhor neste dia. Você é um pecador, você é uma pecadora? O Senhor vai até a sua cidade também, vai até a sua estatura baixa por causa do pecado. O Senhor vai te resgatar, o Senhor vem nos resgatar.

O verdadeiro encontro com Cristo nos faz abrir o coração para os necessitados

O Senhor quis entrar na casa de Zaqueu, entrou na “casa do coração” de Zaqueu. E o impacto foi tão grande que Zaqueu quis devolver e retribuir, quis restituir aqueles que ele havia defraudado.

Meus irmãos, o verdadeiro encontro com Cristo nos faz abrir o coração e nos faz também abrir as mãos para os pobres e para os necessitados. O verdadeiro encontro com Cristo nos faz restituir, nos faz reparar os males que nós cometemos.

O encontro com Cristo me leva ao perdão a um irmão que preciso perdoar. O encontro verdadeiro com Cristo me faz ser desapegado dos bens materiais. O verdadeiro encontro com Cristo me faz ser livre, faz você ser livre.

Zaqueu fez uma experiência, de fato, com o Nosso Senhor e por isso reparou os seus males. Temos reparado os males que temos cometido contra os nossos? Que busquemos um verdadeiro encontro com Cristo, deixemos Ele entrar no nosso coração e que Ele transforme o nosso coração.

Vivamos como Zaqueu e vamos dar passos como ele, que abriu o seu coração a Jesus e que viveu a caridade e viveu a reparação a partir do encontro com Nosso Senhor.

Que o nosso coração e que as nossas mãos estejam estendidas para o alto, mas também para os nossos irmãos mais necessitados. Reparemos os males que também fizemos contra os nossos através do perdão e da partilha.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.