13 Mar 2023

Abra o seu coração e acolha a Palavra de Jesus

“Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: ‘Em verdade eu Vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu Vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio’”. (Lucas 4, 24 -27)

Meus irmãos e minhas irmãs, vocês já ouviram aquele ditado: “santo de casa não faz milagres”, todos nós já sabemos muito bem disso. E Jesus atualizou essa realidade: “Nenhum profeta é bem aceito em sua pátria”, palavras de Jesus que traduzem a realidade muito presente no meio de nós: a dificuldade de acolher um bem ou uma palavra exortativa de quem está próximo de nós, pois nós temos dificuldades com isso. 

Se algo é dito por alguém da família, nós temos a tendência a ignorar, a diminuir, mas se é dito por alguém de fora, nós levamos a sério e tomamos em consideração, e isso acontece com todos nós. Isso também acontece, muitas vezes, dentro das nossas comunidades, das nossas famílias. 

São os nossos julgamentos que nos bloqueiam de receber a Palavra de Cristo daqueles que estão perto de nós

“Aquele padre de fora, aquele padre da televisão, das mídias sociais, faz milagres, tem uma pregação maravilhosa, mas o pároco que me conhece e sabe das minhas incoerências, Deus me livre! Como é difícil, que peso”, isso acontece ou não? 

Se a mãe ou o pai fala alguma coisa, murmuração e rejeição; mas se aquela pessoa de fora fala, eu sou todo ouvidos, eu levo em consideração. Se um irmão de comunidade nos exorta a viver algum aspecto do nosso carisma, é motivo de chacota e de descrédito, mas se vem um outro irmão de um outro carisma, de uma outra linha de espiritualidade, nossa! Parece que é o próprio Cristo quem disse. E nós buscamos imediatamente seguir e espalhar para os outros essa verdade. 

São os nossos julgamentos, são os nossos fechamentos que nos bloqueiam de receber a Palavra de Cristo daqueles que estão perto de nós, por isso, o Evangelho diz que, ali, Jesus não pôde fazer muita coisa, por causa da dureza de coração daquelas pessoas. 

Jesus, no Evangelho, apontou as figuras de Elias e Eliseu, justamente para ilustrar o fechamento do seu povo. Deus dá a sua graça a quem Ele quer e a quem a deseja e se abre para ela. Se você não se abrir à graça de Deus — que pode vir através de pessoas muito próximas de você —, você pode desperdiçar a melhor oportunidade da sua vida, de uma conversão, de uma mudança sincera, de uma mudança profunda, porque aqueles que estão perto de nós nos conhecem de verdade, sabem das nossas manias, das nossas misérias, fraquezas, estão conosco, se relacionam conosco todos os dias; e, de perto, podem nos indicar coisas que nós escondemos dos de fora, pois é muito fácil esconder de os fora. Então, abramos o nosso coração e acolhamos a Palavra do Senhor.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.