22 Jun 2024

Abandone as preocupações e confie na Providência de Deus

“Vosso Pai, que está no céu, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações. Para cada dia, bastam seus próprios problemas.” (Mt 6,24-34)

Amados irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos fala da total dependência que devemos ter em nosso Senhor. Quando Ele nos fala “não vos preocupeis”, está dizendo que muitos ainda não sabem viver da providência de Deus. O que significa providência na teologia? Significa que Deus rege todas as coisas, e se o nosso coração está n’Ele, nós vamos gestar, no nosso coração, a confiança de que Ele jamais deixará faltar aquilo que é o necessário.

Ficamos preocupados com o dia de amanhã, com o nosso futuro e nos questionamos: “Será que eu vou ter uma boa casa? Será que eu vou ter estabilidade financeira?” Tudo isso é errado? Não, mas não podemos colocar o nosso coração nisso. Para cada dia basta o seu cuidado, segundo Jesus. Para cada dia basta os cuidados e os problemas. Então, quanto mais vamos nos enchendo de problemas, mais ficamos ansiosos e não fazemos a experiência de um Deus que cuida de nós.

Quero trazer um testemunho que eu vivi. Depois da minha conversão, eu trabalhava numa empresa em que precisava mentir, e realizar coisas que eram contrárias à minha fé e àquilo que eu já estava vivendo. Então decidi sair daquela empresa e pedi para Deus que providenciasse um emprego melhor. Por que estou falando isso? Porque, ao sair daquele emprego, não sabia como seria a minha vida nos dias seguintes. E disse: “Senhor, quero confiar na sua providência”. Passaram-se um, dois, três meses, e nada de um emprego chegar.

O poder da confiança em Deus

Estava no meu quarto e ali chorava muito, não porque eu não confiava em Deus. É próprio da nossa natureza humana passar por algumas situações, nos entristecermos e nos angustiarmos, mas o meu coração estava n’Ele. Eu rezava pedindo ao Senhor um emprego. “Senhor, eu não aguento mais ficar em casa, eu preciso trabalhar.” Quando terminei esta oração, meu pai bateu na porta do meu quarto e disse: “Olha, tem um rapaz chamado Flávio lá fora; ele está te esperando e quer falar com você”. E eu limpei as lágrimas, arrumei o cabelo e fui lá. Esse rapaz me disse o seguinte: “Você que é o Ricardo?”. Falei: “Sou eu”. “Olha, me chamo Flávio, sou da empresa tal e não sei como eu vim parar aqui, mas Deus me trouxe para lhe oferecer um emprego para começar amanhã. Você aceita?”. Eu disse: “Claro que eu aceito!”.

Fiquei com meu coração agradecido a Deus. Mas por que eu estou trazendo esse exemplo? “Para cada dia basta o seu cuidado. Não vos preocupeis com o dia de amanhã”. Quanto mais nós confiamos em Deus, mais nós nos abandonamos n’Ele, mais nós cremos que Ele vai dar aquilo que é o necessário. Nada vai nos faltar. Que o Senhor nos dê essa graça de confiarmos sempre, meu irmão e minha irmã, porque o que Ele quer para nós é sempre bom, é sempre o melhor.

Que Deus o abençoe e lhe dê essa firmeza. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.