30 Dec 2017

A viuvez é o tempo de contemplar a vida já vivida

A viuvez é o tempo da graça, é tempo de contemplar a vida já vivida, e ter a graça de dedicar-se integralmente a Deus

Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações” (Lucas 2,37).

Ana também contempla Jesus no templo, ela vê o menino Jesus. Essa “jovem” anciã tem 84 anos, e não se esmoreceu, não se entregou ao desânimo. Essa mulher de 84 anos vive de orações e jejuns, ela tem força e confiança em Deus; sua alma é fortalecida pela presença do Senhor.

Ontem eu falava para os idosos, contemplando o velho Simeão, que na sua idade avançada se alegrava porque contemplava Jesus. Hoje, volto-me para os nossos viúvos e viúvas. A viuvez não é o tempo do abandonado, e sim, o tempo da graça. É tempo de contemplar a vida já vivida e ter a graça de se dedicar integralmente a Deus.

Se você ficou viúvo e se casará novamente, estará na bênção e na graça, mas se está viúvo e não se casou, faça como Ana: sirva a Deus, entregue-se a Ele.

Na sua casa, onde você se encontrar: seja uma mulher de oração, seja um homem de oração. Dirijo-me aos homens e mulheres que me escutam, porque, certamente chegará em algum momento da vida o estado de viuvez, mas não espere que seja um tempo de abandono e, sim, o tempo da maior presença de Deus em sua vida.

Velhice, idade mais avançada e viuvez não são estados de vida ou situações da vida em que estamos sós. São status da vida onde podemos ser mais inteiros para Deus, podemos contemplar uma vida onde Deus esteve presente, é o tempo propício em que podemos louvá-Lo e agradecê-Lo.

Quando temos em Deus uma razão para viver, encontramos n’Ele a alegria de viver. Louvamos, bendizemos a Ele, contemplamos e O encontramos presente em tantas situações da nossa vida e da nossa existência.

Ana é para nós a profetiza, a mulher que se coloca para ser o oráculo de Deus, para escutar a Palavra d’Ele, para servi-Lo com a vida dela.

Nunca o idoso é imprestável, pode até estar na cama por alguma enfermidade ou deficiência, mas a sabedoria que dali brota é graça viva de Deus. Os idosos são para mim referência e, por isso, tenho deles uma referência, porque, manifestam a sabedoria de Deus manifestada ao longo do tempo.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.