11 Aug 2019

A vigilância consiste em colocar-se diante de Deus

Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater” (Lucas 12,35).

Que o nosso coração esteja cheio de Deus. Que esteja cheio da graça, do Espírito e do óleo de Deus. O óleo que acende a lâmpada do nosso coração, porque, onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração.

Podemos até estar na casa do Senhor, mas o nosso coração pode não estar com o Senhor. Até podemos estar orando com a Bíblia na mão, mas o coração está longe de Deus.

A vigilância na vida consiste em saber se colocar na presença de Deus em tudo aquilo que nós fazemos. E não é somente quando estamos na Igreja ou na presença de Deus. Se estou dirigindo o meu carro, coloco-me na presença do Senhor; se estou fazendo outra atividade, estou na presença do Senhor.

Não podemos ser aquele operário: “Senhor, desculpa, agora quero ficar só comigo. Eu quero ser um homem mundano”. O operário do Senhor é aquele que, em tudo que faz, está na presença d’Ele, com seus rins cingidos e suas lâmpadas acesas.

Não podemos deixar que a lâmpada da fé se apague, não podemos deixar que a nossa vigilância se apague. Não é viver preocupados e tensos, e sim andar com Deus, viver com Ele e fazer tudo aquilo que fazemos na presença do Senhor.

Não podemos deixar que a lâmpada da fé se apague, não podemos deixar que a nossa vigilância se apague

Ser um homem vigilante é ser um homem que está sempre na presença de Deus, aguardando que Ele venha ficar conosco, morar conosco, estar conosco. A presença de Deus, a vinda de Deus ao nosso encontro não pode nunca nos causar medo ou espanto.

Sabe quando éramos crianças e os nossos pais saiam para trabalhar e ficávamos um tempo em casa, e dizíamos: “Vamos aprontar. Vamos fazer alguma coisa aqui e, depois, concertamos. A mamãe nem vai saber, quando ela chegar estará tudo arrumado”. Porém, de uma forma surpreendente, embora a mamãe tenha ido trabalhar, por algum motivo ela voltou mais cedo, então, viu toda aquela bagunça.

Quem está com o Senhor, na presença d’Ele, está presente diante do Senhor em tudo aquilo que Ele faz. Por isso, não queremos o Senhor conosco apenas em alguns momentos. Queremos em tudo aquilo que realizarmos, estar na presença do Senhor.

Que o Senhor possa cingir os nossos rins, nos dando aquela atitude de atenção e cuidado. Que o Senhor possa acender nossas lâmpadas; as lâmpadas dos olhos, do coração, da atenção, para estarmos sempre atentos, porque o Senhor está no meio de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.