04 Jun 2023

A Santíssima Trindade habita na sua alma

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito” (João 3,16-18).

Celebramos, hoje, com toda a Igreja, este mistério central da nossa fé, que é a Santíssima Trindade. A fonte de todos os dons, esse mistério inefável da vida íntima de Deus.

Ao longo da história da salvação, Deus foi manifestando aos homens a Sua realidade íntima. Aos poucos, Deus foi nos revelando como Ele é em si, independente de todas as coisas criadas. Embora toda a criação relacione-se com Deus, ou seja, leve essa marca do seu Criador, o ser de Deus é distinto de toda a Sua criação, é distinto do mundo.

E o modo como o Criador se relaciona com a criação, nos ensina de diversas formas que Ele, incriado, não houve um princípio nem haverá um fim. Ele não está limitado a um espaço nem há um tempo; Ele é imenso, é eterno. Ele não conhece limites, é o onipotente, o Todo-poderoso.

Pelo Antigo Testamento, temos a compreensão da grandeza do Deus único, Criador e Senhor de todo o universo. E, ao mesmo tempo, que Ele é soberano, grande e onipotente, também podemos conhecer a Sua ternura; um Deus que é terno, que é zeloso, que cuida do Seu povo como um pastor que cuida das suas ovelhas; cuida e perdoa as infidelidades do Seu povo.

A Santíssima Trindade habita na nossa alma como habita no templo

Mas é em Jesus Cristo que a identidade de Deus é manifestada com mais profundidade. Jesus nos revela a intimidade do mistério trinitário. Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.

Jesus Cristo é o amor do Pai revelado a nós, o amor do Pai que quer a nossa salvação. Por isso, Ele nos enviou o Filho, para que, acreditando no Filho, sejamos salvos por Ele.

O Cristo não só nos deu a conhecer o Pai, mas também em Cristo temos a revelação da existência do Espírito. Ele que, junto com o Pai, nos dá o Seu Espírito sem medidas. O Pai e o Filho enviam o Espírito à Igreja para a santificar até o fim dos tempos, revelando-nos assim a perfeitíssima unidade de vida entre as pessoas divinas.

Por isso, meus irmãos, compreender a Santíssima Trindade é algo grandioso demais para a nossa razão tão limitada. Contudo, mesmo sendo esse mistério grandioso, a Santíssima Trindade habita na nossa alma como habita no templo.

Somos templos da Santíssima Trindade, você é tempo da Santíssima Trindade. São Paulo, em uma de suas cartas, vai dizer que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. E é aí, na intimidade da nossa alma, que nós precisamos cultivar esse relacionamento com Deus Pai, com Deus Filho e com Deus Espírito Santo.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.