19 Sep 2013

A quem muito se ama, muito se perdoa

Demonstremos por meio de gestos o nosso arrependimento; grande será o amor do Senhor para conosco. “A quem muito se ama, muito se perdoa”.

Jesus disse: “Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor” (Lc 7,47).

Meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra de Deus nos mostra um dos relatos mais bonitos do Evangelho.

Aquela mulher, cujo nome não sabemos, pois foi apenas identificada como pecadora, apresentou-se diante de Jesus, trouxe-Lhe um perfume maravilhoso, um dos mais caros, em um frasco de alabastro, e o jogou aos pés de Jesus, molhando os pés d’Ele com suas lágrimas. Ao mesmo tempo que banhava aos pés do Mestre com suas lágrimas, ela também os enxugava com seus cabelos. Beijava os pés do Senhor e ungia-o com muito perfume.

Simão ficou indignado com aquela situação e disse: “Este homem é profeta e nem conhece a mulher que está se colocando aos Seus pés”.

Jesus deu-lhe uma catequese maravilhosa. Primeiro, chamou a atenção de Simão, porque ele se achava justificado, santo, se achava o bom, mas não demonstrou nenhum afeto, nenhum reconhecimento, nem ligou quando o Senhor entrou em sua casa. Era apenas uma visita que recebia.

Então, Jesus está chamando a atenção, primeiro, daqueles que se sentem justificados, santos, melhor que os outros. Muitas vezes até participam das coisas de Deus diariamente e, por causa disso, o orgulho cresce e não são mais capazes de reconhecer seus próprios pecados.

Uma vez que nós não somos mais capazes de reconhecer as nossas misérias, as nossas falhas, os nossos próprios erros, nós não precisamos fazer tanto esforço ou demonstrar tanto amor para com o Senhor.

Aquela mulher, no entanto, vista por todos como grande pecadora, deu o melhor de si, deu suas lágrimas em perfeita contrição dos seus erros, dos seus pecados e das suas faltas. Ela demonstrou grande amor. E por tê-lo demonstrado, grande foi a misericórdia do Senhor para com ela.

Se nós tivermos, realmente, a contrição dos nossos pecados, demonstremos por meio de gestos o nosso arrependimento; grande será o amor do Senhor para conosco. “A quem muito se ama, muito se perdoa”.

Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.