22 Jun 2010

A porta para a vida*

O caminho da cruz conduz à porta apertada, a qual dá passagem para a vida no Reino de Deus. O próprio Jesus é essa porta para a vida: “Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo”.

Perante a permissividade sócio-moral de hoje em dia, a “porta estreita” de Nosso Senhor Jesus Cristo não é moralismo intransigente, mas responsabilidade e lucidez dos que se esforçam para ser fiéis a Deus e aos princípios evangélicos: solidariedade, fraternidade e serviço ao irmão, em vez de egoísmo, agressividade e violência; controle do consumismo em vez de idolatria do dinheiro e dos bens materiais; assimilação, enfim, do programa de santidade que Cristo expõe no discurso da montanha, cuja cobertura são as bem-aventuranças e cujo fundamento e motivação são a santidade de Deus a quem servimos: “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito”.

A chamada de Deus à santidade é para todos; vocação comum, embora diferenciada; universal, mas pluralista. Tender para a santidade cristã não é algo facultativo e opcional, reservado somente a alguns que consagram a vida a Deus e constituíriam uma classe aristocrática ou elite de cristãos “de primeira categoria” frente à grande massa de plebeus. Não. Todo o discípulo de Cristo, e cada um segundo o seu estado, situação e carisma próprio, é chamado à santidade em qualquer situação social e trabalho: no matrimônio e na família, na vida consagrada, no trabalho de casa e do escritório, no hospital e no ensino, na oficina e no campo, por trás de um balcão, entre outros.

E que fazer para sermos cristãos santos? Nada de espetacular: amar, servir, glorificar a Deus em todas as circunstâncias da vidae e amar os nossos irmãos como a nós mesmos. Nisso se resume toda a lei de Cristo, da qual Ele foi o exemplo mais perfeito, o caminho e a porta para a vida do Reino de Deus.

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova.

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia; p. 398. Paulus: 2000.

:: Canção Nova lança Biblía on-line para dispositivos móveis

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.