“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (João 14,27).
O Senhor está nos dando a Sua paz, pois tudo o que nós precisamos é da paz que vem de Deus e não da paz que vem do mundo, porque o mundo, infelizmente, vive uma falsa paz, as pessoas fazem mal umas às outras e sentem paz quando levam vantagem, quando se sobressaem sobre os outros, muitas vezes, prejudicando-os. Quem não tem uma consciência reta ou vive uma consciência laxa, não experimenta a paz de uma retidão de consciência, a paz de estar em Deus; então, muitas vezes, é criticado, esquecido, injustiçado, vivendo muitas coisas negativas desse mundo.
Deixe-se invadir pela paz que vem de Deus. Ele é a nossa paz, e a paz que vem de Deus é a saúde, o equilíbrio emocional que todos nós precisamos. Não é simplesmente a paz da ausência de conflitos, porque vamos ter conflitos conosco, com os irmãos, com as situações, com a vida, mas precisamos, justamente, da paz para resolver os conflitos.
Os conflitos nos derrotam e nos deixam agonizando quando não temos paz no coração, por isso permitamos que a paz que vem de Deus, a paz que é o próprio Deus, possa entrar no nosso coração. Essa paz que vence toda a perturbação, que tira a nossa paz interior e agita a nossa saúde emocional, vem do Senhor.
A paz que vence toda a perturbação, que tira a nossa paz interior e agita a nossa saúde emocional, vem do Senhor
Duas coisas são importantes. A primeira delas é a meditação, é mergulhar a alma em Deus, mergulhar o coração em Cristo, tranquilizar a alma para que ela foque no essencial. A meditação que nos purifica, nos lava e acalma por dentro.
Precisamos do silêncio interior. Não basta o silêncio de não abrir a boca, porque temos muitos barulhos dentro de nós, muita coisa agitando, perturbando e inquietando o nosso coração. Quando partimos para a meditação, meditamos o amor de Deus, a Paixão de Cristo, a Palavra de Deus e tudo aquilo que Ele nos traz para dar a paz. A Palavra penetra em nós e nos traz a serenidade de alma de que tanto necessitamos.
Busquemos viver em paz uns com os outros, vivendo nessa paz que brota do coração de Deus.
Deus abençoe você!