15 Aug 2015

A oração precisa fazer parte da sua família

A oração precisa fazer parte da sua família. A sua família precisa estar unida para rezar, meditar a Palavra de Deus e participar da Eucaristia aos domingos.

Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

 

Josué tomou uma decisão muito certa, séria e acertada diante de tantas confusões de um povo que deixou se envergar pela idolatria e por seguir falsos deuses, por servir aos deuses deste mundo. Josué apresenta ao povo qual é sua escolha e sua opção; deixou-o livre, mas apontou que não seguiria o caminho da idolatria aos falsos deuses deste mundo, este mundo perverso, maligno e maldoso.

Isso porque o mundo em que vivemos nos dias de hoje pode parecer muito atrativo, pode parecer que tantas coisas são melhores para nossa casa e nossa família. Josué, deixando-se guiar por Deus e se iluminar pela sabedoria divina como o homem da casa, decide: “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

Servir ao Senhor significa colocar-se à disposição d’Ele. Ter o Senhor, em primeiro lugar, significa que a nossa casa e a nossa família pertencem a Deus. Significa que, em nossa casa, Deus é honrado, é amado e está em primeiro lugar. Servir a Deus significa amá-Lo sobre todas as coisas e colocar os mandamentos d’Ele em prática.

A verdade é que nossas casas e nossas famílias ficaram indiferentes a Deus e às coisas d’Ele. Não é que nós renegamos a Deus, mas sim que nós O colocamos no mesmo patamar ou num patamar, muitas vezes, inferior a outras coisas. Desse modo, a nossa família vai se perdendo porque o mundo entra dentro da nossa casa e ela vai se perdendo para o mundo. Hoje é dia de fazermos uma escolha: a opção de servir ao Senhor.

Quero apontar duas coisas fundamentais para uma casa e uma família que decide servir ao Senhor. A primeira coisa: oração em família; uma família que é de Deus reza e ora unida, ora com a Palavra de Deus e a coloca num lugar de destaque na vida familiar. Sua casa precisa de oração e a oração precisa fazer parte dela. A sua casa precisa, como família, estar unida para rezar.

A segunda coisa: quando uma família decide servir a Deus, ela decide colocar em prática os mandamentos de Deus e, por amar a Deus sobre todas as coisas, honra o dia do Senhor. Uma família cristã não deixa o domingo pelo shopping e por outros passeios. Nada contra a família ir passear e se divertir, tudo isso é abençoado, mas, no dia do Senhor, uma família que pertence a Deus vai à casa do Senhor; ela se organiza como família e prioriza a Eucaristia dominical por saber que ali é o lugar do encontro da família de Deus.

Que a sua casa – que a sua família – decida-se pelos valores cristãos! Que Deus seja o mais amado da sua casa e do seu lar!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.