13 Mar 2020

A nossa missão é produzir bons frutos

“Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos” (Mateus 21,43).

O proprietário, o dono da vinha, mandou operários para rever a sua vinha. Eles foram rejeitados, não foram acolhidos. O proprietário enviou seu filho e até ele foi rejeitado, e não só o rejeitaram, como também o mataram. O proprietário ajustaria as contas, porque a propriedade pertencia a ele. 

Este mundo pertence a Deus, foi Ele quem o criou. Um dia, vamos dar conta a Ele da vida que temos e cultivamos aqui na Terra, porque a nossa vida pertence a Ele. Estamos apenas cuidando dela, da nossa parte, temos a responsabilidade para que a Terra produza frutos, para que a nossa vida produza frutos, para que o amor esteja reinando nas nossas relações mútuas, para que criemos solidariedade e tenhamos responsabilidade uns com os outros. Essa é a nossa missão neste mundo.

A nossa missão é produzir frutos. Não podemos ser aquelas pessoas egoístas, orgulhosas e soberbas, que, simplesmente, se apoderam das coisas, porque admiram do que são criadas, porque se admiram das possibilidades que têm nesta vida e o olho cresce, a arrogância cresce, a cobiça toma conta e nos avantajamos, apropriamo-nos das coisas que não pertencem a nós.

O Reino de Deus é dado a nós para que também produzamos frutos

Tudo o que Deus criou é para todos, mas, infelizmente, muitos se apossaram daquilo que é de todos e deixaram a grande maioria sem nada, sem ser provido do amor, do cuidado e da ternura.

O Reino de Deus é assim também, o Reino de Deus foi dado, primeiro, para um povo, para que este produzisse frutos e não produziram os frutos que esperavam deles. O Reino de Deus é dado a nós para que também produzamos frutos. Não é, simplesmente, para nos acharmos donos da Igreja, donos da fé, não é para nos acharmos proprietários de Deus, dos dons e da graça d’Ele.

Não somos proprietários; na verdade, somos filhos d’Ele, estamos cuidando do que é d’Ele, mas Ele é o dono. É Deus que deve cuidar de nós.

Nós nos apropriamos, mas não produzimos frutos. É por isso que, muitas vezes, perdemos a graça, o Reino de Deus e o sentido da vida. Perdemos o sentido da entrega, da consagração e do batismo.

Muitas vezes, perdemos o sentido do casamento, o sentido daquilo que fazemos, e aí vem o desânimo, a falta de alento, a falta de compromisso e comprometimento com as coisas de Deus. Vamos perdendo a graça, e a graça de Deus vai se esvaziando em nós. Outros vão se apropriando, vão recebendo de Deus o que era para cuidarmos.

Não façamos pouco-caso do dom, da graça e da presença de Deus na nossa vida, não cuidemos de qualquer jeito, mas cuidemos daquilo que Deus nos confiou com amor, produzindo muitos frutos.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.