10 Mar 2020

A hipocrisia é um mal terrível para nossa vida

O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mateus 23,11-12).

A Palavra de Deus nos convida, hoje, a vencermos a hipocrisia religiosa. Há diversas formas de hipocrisia no mundo em que vivemos, porém, uma das mais graves, sérias e danosas, não resta dúvida, é a religiosa.

A religião tem essa graça de nos religar e nos colocar na comunhão com Deus. É verdade que as pessoas religiosas, os líderes religiosos, os que frequentam as religiões exercem influência em nós, porque nos colocam perto do Sagrado pelas palavras, pelos ensinamentos, pela posição que ocupam, porém, todos nós precisamos nos precaver, porque a hipocrisia é uma tentação do mundo, e levamos esse mundo naquilo que fazemos.

Muitas vezes, falamos o que não vivemos, ensinamos o que não praticamos. Quem faz o que é correto caminha na graça; agora, quem ensina e não vive está na hipocrisia, e a hipocrisia é um mal terrível.

A nossa luta de cada dia é para repelir esse demônio perverso e enganador que nos ilude para nos acharmos bons, perfeitos, porque ensinamos, falamos, rezamos bastante, porque estamos o tempo todo na igreja e sabemos muita coisa de Deus, porque, desde criança, estamos na casa de Deus e nunca O abandonamos.

Vivemos práticas hipócritas, por isso precisamos vencer o fermento da hipocrisia pela coerência. E só se alcança a coerência pela humildade.

Vivemos práticas hipócritas, por isso precisamos vencer o fermento da hipocrisia pela coerência

Ninguém é coerente buscando ser maior que os outros ou mais importante, tendo mais razão que os outros, colocando-se como o sabedor e conhecedor de tudo. Só quem se humilha na presença de Deus, só quem se faz pequeno diante dos irmãos consegue alcançar um coração verdadeiramente convertido.

Não nos iludamos, não sigamos aqueles que gritam, que se exasperam em nome da religião e nunca se rebaixam. Não sigamos o exemplo nem nos deixemos iludir pelo comportamento daqueles que se colocam como modelo, mas não os vemos abaixar a cabeça diante de situação nenhuma.

Façamos esse próprio caminho de salvação e santidade, pois não se atinge uma santidade verdadeira senão pela via da humildade, do silêncio, o não ter a razão, o não ter a voz, o deixar o outro achar que ele é.

Olhemos para nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o humilhado, o renegado, o desprezado e pregado na cruz. Aprendamos com Ele a via da salvação para não levarmos a salvação aos outros, mas ficarmos de fora pela incoerência, pela soberba, pelo orgulho e, acima de tudo, pela hipocrisia.

Permitamos que a Palavra de Deus nos converta em espírito e verdade.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.