31 Aug 2019

A graça de Deus paira sobre o servo fiel

O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’” (Mateus 25,21).

A parábola que estamos escutando no dia de hoje, a do administrador que confiou a administração dos seus bens aos seus empregados, coloca-nos na sentinela da vida para que possamos ver como estamos administrando a própria vida.

Todos nós temos talentos, todos temos capacidades e dons maravilhosos. É verdade que, alguns podem desenvolver mais talentos, mas é maravilhoso ver como a pessoa que parece menos talentosa, sobressai-se. Isso porque ela se aplica; é determinada; luta, se esforça e dá o melhor de si. Agora, há aquele servo mau e preguiçoso que se acomoda, que simplesmente quer ver a vida passar, é orgulhoso, confia em si mesmo, acha que é capaz, ou então, se faz de vítima, isso é ainda pior.

Tomemos cuidado porque é uma tendência muito grande nestes tempos em que vivemos para, a vitimização. A vitimização é a pessoa se fazer de coitadinha. “Eu não dei conta porque sofri muito na vida”, e a pessoa vive só se lamentando. Quando a graça que Deus nos dá é para nos superarmos, é para superarmos as todas situações todas que passamos na vida.

A graça que Deus nos dá é para nos superarmos, é para superarmos todas as situações que passamos na vida

Há pessoas que vieram de uma miséria profunda e saíram da miséria, lutaram e combateram; há pessoas que passaram por desastres na vida e os superaram; há pessoas que viveram calamidades e as superaram, mas há pessoas que vivem eternamente na sua calamidade e reclamação. Elas não saem dos traumas que passaram porque vivem sempre naquele mesmo lugar, elas não crescem, não levantam, não produzem frutos, porque vivem com uma lamentação guardada e sempre que podem estão reclamando.

Eu sofri em minha infância, não tive pai, mas não posso viver de desculpas. É claro que fez falta, é claro que senti, mas a graça de Deus é a graça para superarmos. Por isso, não importa o talento que você recebeu.

Pais, não criem filhos para serem servos maus e preguiçosos, como diz o Evangelho. É preciso criarmos os nossos e produzirmos frutos para cuidarmos dos nossos talentos e irmos adiante.

A tentação dos tempos é a de nos acomodarmos, nos fazermos de vítimas, de coitados e não superarmos tudo aquilo que já vivemos na vida.

A graça de Deus acompanha quem quer se levantar e ir adiante; a graça de Deus não paira sobre o preguiçoso, sobre o que se faz de vítima e coitadinho.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.