19 Apr 2011

A glorificação do Filho do Homem

Estamos no dia mais movimentado do ministério público de Jesus. Trata-se da última Terça-feira que Cristo passou na terra, antes da Sua Morte na cruz.

O dia começou bem cedo, com a saída de Jesus e Seus discípulos de Betânia rumo a Jerusalém e terminou noite adentro, num jantar, em Betânia, onde Maria unge o Senhor para a sepultura, Crsito aponta o traidor e delineia o conteúdo do novo mandamento e de onde Judas sai, possuído por satanás, para trair o seu Mestre, entregando-O aos principais dos sacerdotes e capitães do templo. Infelizmente, Judas é uma peça na articulação dos chefes religiosos do templo e das sinagogas ao planejarem a Morte de Jesus. Felizmente, porque tendo sido configurado o ato de traição dele [Judas], Jesus anuncia a glorificação do Filho do Homem. É a manifestação plena do amor de Jesus Cristo, até o fim, sem limites. A partir da traição de Judas a glória de Jesus: Paixão e Morte, é a obra de Sua vida em plenitude, pela qual nos tornamos eternamente perfeitos.

O dia está cinzento e nublado por causa dos bombardeamentos, de acusações e respostas dadas pelo Senhor às ardilosas questões dos fariseus, saduceus e herodianos, sobre a Sua autoridade, ressurreição dos mortos, tributo, grande mandamento; fica também o discurso escatológico de Jesus, a profecia da destruição de Jerusalém, ensinos sobre a segunda vinda, condenação dos ímpios e galardão dos salvos.

É um dia terrivelmente desgastante e que só Nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor, poderia concretizar. Ele foi fiel, concreto e objetivo. Nada deixou por fazer.

É Terça-feira Santa, Jesus vislumbra já a Sua futura trajetória na qual, com a Cruz às costas e com um sorriso, dirá: “Está consumado”.

O evangelista João dirá várias vezes que se tratava de um ladrão. Logo, alguém de caráter duvidoso, de quem se pode esperar tudo. A traição seria apenas mais uma manifestação da personalidade malsã deste discípulo. Os Evangelhos, em geral, referem-se a Judas como alguém que vendeu a própria consciência ao aceitar entregar o Mestre por um punhado de dinheiro. Entretanto, é possível suspeitar de outras razões dessa atitude tresloucada. Será que Judas entendeu, de fato, o projeto do Senhor? Terá sido capaz de abrir mão de seus esquemas messiânicos para aceitar Jesus tal qual se apresentava? Estava disposto a seguir um Messias pobre, manso, amigo dos excluídos e marginalizados, anunciador de um Reino incompatível com a violência e a injustiça?

Judas esperava tirar partido do Reino a ser instaurado por Jesus. Vendo frustrado o seu intento, não teria tido escrúpulo e traído o Senhor? Uma coisa é certa: Judas, como muitos de nós, estava longe de sintonizar-se com Jesus. Algo parecido acontecia com Pedro, que haveria de negá-Lo. A diferença entre os dois é que este recuou e se converteu à misericórdia do Senhor.

Meu irmão, minha irmã, o texto de hoje nos revela a festa já da Última Ceia. São João vai interpretando os acontecimentos de maneira simbólica: atrás do pão, satanás entra em Judas; já era noite; a Morte de Jesus, a quem já ferimos, é a Sua glorificação; Pedro vai segui-Lo depois, mas antes O nega. Espiritualmente está com vontade e desejo de seguir o seu Mestre. Mas a carne impedia-o de fazê-lo. Jesus está cada vez mais abandonado dos homens, ao mesmo tempo em que é o seu Salvador, por isso não olha para trás e segue o Seu caminho. Ele sabe que chegou a hora da glorificação do Filho do Homem: agora a natureza divina do Filho do Homem é revelada, e por meio d’Ele é revelada também a natureza gloriosa de Deus. E, se por meio dele a natureza gloriosa de Deus for revelada, então Deus revelará em si mesmo a natureza divina do Filho do Homem. E Deus fará isso agora mesmo.

Depois da rejeição dos meios oficiais, vêm agora a traição e a negação dos seus. Esta foi a atitude dos dois discípulos. Mas, muitas vezes, é nossa também. Quantas vezes, depois de um emprego adquirido, depois de uma linda esposa ou esposo maravilhoso, de um filho pedido, uma casa própria, de uma graça recebida, colocamos Jesus de lado e o que é grave o trocamos pelos bens temporais e O negamos?

Olhemos para nós e nos perguntemos se somos fiéis ao Evangelho e se o testemunhamos no mundo de hoje.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.