09 Apr 2017

A glória de Cristo está na simplicidade do coração

Não nos deixemos enveredar pelo sentido glorioso que o mundo traz para as coisas, pois a glória de Cristo está na simplicidade do coração

“Disse Jesus: ‘Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim!’” (Mateus 21, 2).

Neste domingo festivo, somos introduzidos no mistério Pascal, na Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o domingo que nos introduz no mistério da nossa salvação: o mistério da Páscoa.

Inclusive, neste domingo, faz-se a leitura de dois evangelhos, o Evangelho dos Ramos, que é a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e também o Evangelho da Paixão de Jesus.

Encerramos, hoje, os nossos exercícios quaresmais para entrarmos no mistério pascal de Cristo, que é toda essa semana. Tudo aquilo que vamos celebrar durante essa semana nos introduz na vida nova que Cristo trouxe-nos pela Sua Páscoa!

Como Jesus começa a celebrar a Sua própria Páscoa? Talvez, alguns achem que a Páscoa começa na Ceia, na Quinta-feira Santa. A Páscoa, no entanto, começa com a entrada de Jesus em Jerusalém, pois ela é a passagem, e a passagem de Jesus começa e completa-se com a Sua glória.

Qual é a glória humana de Jesus? A glória humana de Jesus não são os ramos que estão estendendo para Ele. A glória humana de Jesus é a glória que Ele tem desde o Seu nascimento! Ele nasceu pobre, numa gruta, e agora entra glorioso montado num jumento.

É um animal tão simples, somente as pessoas simples usam o jumento. Ele não entra num cavalo de glória, não entra em um carro festivo e glorioso. Não! Ele entra na simplicidade e na humildade. É assim que o Senhor quer nos introduzir na Sua Páscoa, é assim também que Ele quer que vivamos o nosso mistério pascal!

Não nos deixemos enveredar pelo sentido glorioso que o mundo traz para as coisas, pois a glória de Cristo está na simplicidade do coração. A glória do nosso Mestre está em não se deixar iludir pelas fantasias deste mundo e nos portarmos, colocarmo-nos somente de forma alegórica e gloriosa.

A glória do coração de Deus está naqueles que vivem a humildade em tudo que fazem! Por isso, se os homens querem reconhecer Jesus, que eu reconheça naquilo que Ele faz a cada dia: despoja-se de si mesmo, não se ilude com as riquezas nem com as grandezas deste mundo.

Um rei que entra triunfante, montando num jumentinho, é a este Rei que servimos! Este Rei é o Senhor da nossa vida!

Caminhamos com Cristo na celebração da Sua Páscoa, buscando viver intensamente a humildade no nosso coração. Rejubilemos e aclamemos: “Hosana ao Filho de Davi!”. Que o nosso coração esteja despojado e despido de todo sentimento de grandeza, de glória e elevação para não perdermos os sentimentos de Cristo Jesus, Nosso Senhor.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.