“Todos deram o que tinham de sobra, enquanto ela, a viúva, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver” (Marcos 12,44).
Hoje, irmãos e irmãs, domingo, dia do Senhor, a liturgia da Palavra nos apresenta o Evangelho dessa viúva que ofereceu tudo o que tinha; ela não ofereceu aquilo que lhe sobrava, mas ofereceu tudo, tudo. Não era sobra.
Nós também, neste domingo, a partir desta liturgia, somos convidados a nos oferecer a Deus, a nos oferecer a Ele por inteiro, sem reservas. Somos convidados a não oferecer a Ele as sobras, sobretudo hoje, que é domingo.
Quantas vezes procuramos a participação na Santa Missa, num horário que deu, não foi planejado. Mas nós devemos planejar também a nossa vida espiritual para nos oferecermos inteiros a Deus. Não em qualquer horário, horário que der; se não der, não vamos. Não pode ser assim a nossa existência.
Ofereceu tudo o que possuía
Nós devemos aprender, com o exemplo da viúva, a nos oferecermos também a Deus sem reservas nenhuma. Não podemos, não queremos e não devemos oferecer a Ele as sobras, sobretudo quando falamos da espiritualidade, sobretudo quando falamos da oração. Então, irmãos, a moeda é uma analogia para dizer que, muitas vezes, oferecemos nossas sobras para Deus, como aqueles outros que estavam lá, estavam oferecendo, no templo, aquilo que sobrava. Mas a viúva, que é a nossa referência no dia de hoje, nos ensina a oferecer sem reservas talvez até mesmo na nossa parte financeira. Quantas vezes a ajuda que damos para Deus, ali na igreja, também é apenas o que sobra! Às vezes damos, às vezes não damos… Não faz parte do projeto da nossa vida.
Oferecer o que sobra não é verdadeira oferta. A verdadeira oferta passa pela consciência de que dou algo ou dou a mim mesmo por amor a Deus em primeiro lugar. Essa é a verdadeira doação, essa é a verdadeira dinâmica da vida cristã, oferecer-se a Deus por amor e em primeiro lugar.
Que, neste domingo, a graça do Senhor o direcione e conduza para que, em tudo, a prevalência seja a vontade de Deus sobre você.
Desça e permaneça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Bom domingo!