31 May 2023

A exemplo da Virgem Maria, coloque Deus em primeiro lugar

“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Maria ficou três meses com Isabel; depois, voltou para casa” (Lucas 1,39,41.56).

Meus irmãos e minhas irmãs, celebramos hoje com toda a Igreja, o dia da Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio. A Palavra de Deus diz: “Naqueles dias”; quais eram esses dias? Os dias da anunciação, os dias em que Maria recebeu o anúncio do anjo Gabriel.

Certamente, para aquela jovem — bem jovem, na verdade —, eram dias confusos, eram dias de mudança radical, de projeto de vida. Porque tinha chegado uma novidade para Ela, mudou completamente o rumo da sua vida.

Certamente, eram dias e noites sem dormir, eram dias também de muita confiança em Deus. Porque Maria teve de exercitar a sua fé e confiar profundamente em Deus. Então, também eram dias de intensa alegria porque Maria estava cheia do Espírito Santo. Apesar de sentir todas essas situações humanas, Maria estava cheia do Espírito Santo e Ela confiava em Deus.

Diz o texto que Ela partiu para uma região montanhosa. Não é só um dado geográfico, mas a montanha, na Palavra de Deus, indica o lugar da ação de Deus, o lugar das teofanias (Teofania são manifestações de Deus). Então, na verdade, Maria vai para contemplar a obra de Deus na vida de Isabel, a sua parente. E Maria vai contemplar os feitos de Deus. Maria não vai simplesmente para um deslocamento geográfico, saindo de Nazaré e indo para a cidade de Ein Karem, que era onde vivia Zacarias e Isabel. Maria vai para contemplar as obras de Deus.

Aprendamos com a Virgem Maria a também sermos portadores de Deus

Depois, o detalhe do Evangelho, tem aqui um advérbio de modo: “Maria partiu apressadamente”. A capacidade que a Virgem Maria tem de colocar Deus em primeiro lugar. As coisas de Deus são as mais importantes! Não deixe para amanhã, não pode procrastinar.

Já falei sobre esse mal do século: a procrastinação; aquela mania que nós temos de adiar as coisas de Deus, de deixar as coisas para depois. Maria partiu apressadamente em uma disposição de coração, de colocar as coisas de Deus em primeiro lugar. Era necessário que Deus ocupasse o primeiro lugar.

Diz a Palavra que Ela entrou na casa e cumprimentou Isabel, que ficou cheia do Espírito Santo. Maria foi levar Deus para Isabel; Maria foi levar a presença de Deus.

E os judeus tinham uma saudação que não era simplesmente um “Oi”, um “Olá” ou “Tudo bem”, mas era “Shalom”. Shalom é o próprio Deus. Maria é portadora de Deus para Isabel. Maria vai fazer uma visita, mas não foi para curiosar a vida de Isabel — uma senhora de idade que era estéril. Maria como se fosse curiosa, para ver se ela estava mesmo grávida.

Não! A intenção de Maria é levar Deus para Isabel. Ela disse: “Shalom”, Ela leva Deus e com aquela saudação, Isabel fica cheia do Espírito Santo. E diz a Palavra, que Maria ainda ficou três meses com Isabel.

A disposição da Virgem Maria de ajudar a sua prima em necessidade, de ser para ela um apoio, ser para ela um sustento naquele momento da sua vida. Aprendamos com a Virgem Maria a também sermos portadores de Deus, instrumentos de Deus na vida das pessoas.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.