22 Jan 2025

A cura no centro da vontade de Deus

“Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga, e havia, ali, um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-Lo. Jesus disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te e fica aqui no meio!’.” (Marcos 3,1-6)

No centro da vontade de Deus

Nós estamos escutando mais um relato de uma problemática, de uma polêmica em relação ao sábado. Jesus poderia ou não curar as pessoas em dia de sábado? O sábado é muito mais importante que a pessoa humana ou a pessoa humana é mais importante que o sábado?

É esse enfrentamento que Jesus viveu com aqueles que O estavam acusando, até mesmo duvidando da Sua autoridade, da Sua presença salvífica.

Há um homem doente que o espera, e essa é a grande graça que eu e você devemos pedir ao Senhor, a graça de esperar em Deus, de esperar no Senhor.

Como você tem vivido as suas tribulações? Talvez a enfermidade? Talvez a falta de emprego? Talvez realidades que têm tocado o seu matrimônio e você tem ficado desesperado? O contrário da esperança é o desespero.

Aquele homem tinha a sua esperança no Senhor, mesmo sabendo que poderia colocá-Lo em uma situação difícil. Mas também, meus irmãos, nós precisamos estar atentos para viver aquilo que Jesus viveu.

A hostilidade dos Seus adversários vai fazer de tudo para calar a boca de Jesus. Mas Ele coloca o homem no centro. Aqui está a graça e a palavra-chave deste Evangelho que nós escutamos.

Primeiro, o homem que o espera; depois, Jesus que enfrenta toda a hostilidade, os Seus adversários, e coloca o homem no centro para dizer que este tem a atenção de Deus, e não as coisas exteriores, não o sábado.

Jesus tinha esta objetividade: tirar o homem da margem para colocá-lo no centro da vontade de Deus.

Meu irmão, minha irmã, Jesus toma a finco a sua missão de libertar o homem de todo e qualquer rigorismo, de toda e qualquer exigência que possa escravizá-lo.

Jesus quer nos libertar hoje, quer nos colocar em liberdade, porque a Sua palavra diz que foi para a liberdade que Ele nos libertou.

Você é um homem livre? Você é uma mulher livre? Ou você tem se deixado escravizar pelas pessoas, pelas coisas, pelo poder e pelos prazeres deste mundo? Ou você quer ficar no centro da vontade de Deus?

Quando Jesus coloca este homem no centro, é para chamar a minha e a sua atenção.

Nós não podemos sair do centro da vontade de Deus. Por isso, meu irmão, minha irmã, peçamos ao Senhor esta graça de que sejamos libertos de toda e qualquer prisão, de tudo aquilo que possa nos escravizar. Porque Jesus já nos colocou no centro.

Desça sobre vós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.