Interpretar os sinais dos tempos e reagir de acordo com o Evangelho
Hoje, nós vamos aprender, no Evangelho de São Lucas, a interpretar os sinais e nos reconciliarmos com Deus. Esse é o pano de fundo: interpretar os sinais e reconciliar-se com Deus. O Evangelho nos fala o seguinte: “Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu, como então não sabeis interpretar o tempo presente?” (Lucas 12,54-59).
Inteligência espiritual e responsabilidade moral
Meus irmãos e minhas irmãs, olha que interessante o Evangelho de hoje nos traz! É um chamado de Jesus à inteligência espiritual e à responsabilidade moral diante da vida.
Ele nos convida a olhar, com mais atenção, os sinais dos tempos e a reagir de forma coerente com o Evangelho. Aqui está a grande sacada do Evangelho: interpretar os sinais dos tempos e reagir de acordo com o Evangelho.
Uma crítica à hipocrisia
É o que muitos cristãos ainda não estão conseguindo discernir. E Jesus quer nos ajudar, através deste Evangelho, a trabalhar essas realidades. Por isso Ele critica a hipocrisia de quem sabe prever o futuro, mas não reconhece os sinais espirituais que Deus coloca diante de nós.
Isso é um pecado grave, querer saber dos acontecimentos futuros sem a ótica de Deus. Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, pautemo-nos na verdadeira Doutrina da Igreja Católica, que nos leva ao conhecimento da verdade e nos afasta do mal, de religiões ocultas, de religiões que só querem saber de prever o futuro, mas não trazem nada de eterno, daquilo que nós estamos buscando e para o qual fomos chamados a viver.
O Senhor está criticando justamente isso.
Hoje, também somos rápidos em interpretar tendências políticas, mudanças tecnológicas, mercados financeiros, mas lentos em perceber os sinais que Deus nos dá.
É ou não é verdade que nós estamos preocupados muito mais com aquilo que é terreno, com aquilo que é eterno? Jesus fala assim, meus irmãos e minhas irmãs, não para trazer um peso para nossa alma, mas para nos orientar para a verdade. Para isso, Ele precisa ser firme.
A verdade que liberta
Nos tempos de hoje, as pessoas não querem a firmeza do Evangelho; elas preferem, desculpe dizer assim, a mentira do mundo que falseia a verdade e traz um acalento ao coração, porém, passageiro. Depois, vem o vazio e a tristeza.
O Evangelho, mesmo sendo duro, traz-nos a verdade que nos liberta e que nos coloca diante daquilo que são os sinais de Deus.
Seja, meu irmão, minha irmã, um homem de oração para discernir o que é a vontade de Deus e aquilo que o mundo nos oferece.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


