04 May 2024

Se o mundo vos odeia, lembre-se de que o Senhor está contigo!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. (Jo 15,18-20a)

Meus irmãos e minhas irmãs, ser de Cristo será sempre, no mundo, uma presença estranha, sobretudo se nós vivermos cem por cento a mensagem do Evangelho e os seus valores, nós seremos postos de lado em muitas realidades da nossa sociedade. Isso é um efeito imediato na vida de quem decide imitar Cristo. O nosso problema é quando surgem as contradições – justamente nesse momento –, pois nós gostamos apenas da primeira parte, da parte da fala apologética, nós gostamos muito de defender a nossa fé, de dizer as verdades em que acreditamos, mas quando chegam as objeções concretas, nós tiramos aquele plano de fuga escondido e nos arranjamos de alguma forma.

É nesse momento que nós precisamos permanecer fiéis àquilo em que nós acreditamos. Se não surgissem essas contradições que eu estou dizendo, seria um sinal de que o mundo já teria aceitado Jesus completamente, e nós não precisaríamos mais de evangelização – é coisa que eu não acredito diante daquilo que vemos ao nosso lado hoje – ou o nosso jeito de ser cristão já teria se tornado tão mundano, que não geraria mais o efeito colateral da adesão a Cristo. Então, é um ponto de interrogação para nós. 

Você pode se questionar se a sua presença cristã, onde você está, tem gerado essas perturbações. Aliás, eu peço até perdão pela comparação: se lêssemos a “bula” da Eucaristia [como a bula dos remédios], um dos efeitos indesejados é que a Eucaristia pode nos assemelhar a Cristo, e também, “se persistissem os sintomas”, nós poderíamos nos tornar até mesmo um outro Cristo, ou seja, comungar a Eucaristia, participar da Eucaristia, nos faz semelhantes a Cristo, torna-nos um outro Cristo.

Mas não fiquemos somente com esse aspecto, pois imitar o Cristo também nos garante ouvir, na eternidade, aquele “Vinde, benditos de meu Pai, para o reino preparado para vós desde todos os tempos”. Se lhe custa viver como cristão onde você está, permaneça! Cristo está ao seu lado, Cristo também sofre, junto com você, as suas contradições. Permaneça fiel e escute, na eternidade, a voz do Senhor lhe dizendo: “Vinde, benditos do meu pai”. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.