Parábolas são mais que histórias
Palavras do Senhor, segundo São Marcos (Mc 4,1-20): “Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens no mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas” (Marcos 4,1-20).
A intercessão de Santo Tomás de Aquino e a busca pela sabedoria
Irmãos e irmãs, Jesus ensinava muitas coisas em parábolas; e nós damos um destaque para essa palavra [parábola] nesta homilia, no dia em que celebramos Santo Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja. Peçamos a intercessão dele neste dia também. Por intercessão de Santo Tomás de Aquino, a nossa inteligência seja iluminada, a fim de que tenhamos sabedoria para acolher e compreender as coisas de Deus na nossa vida e torná-las visíveis.
Santo Tomás escreveu a Suma Teológica e tantos outros livros, além de comentar os evangelhos também. Ele torna visível para nós a verdade divina, tantas vezes ofuscada por nossos pecados, pela nossa má escolha e pelas influências do mundo, o qual é movido pelo pecado, fazendo com que também a verdade divina fique eclipsada aos nossos olhos, como que uma escama que nos impede de ver a verdade divina.
Neste dia, porém, por intercessão de Santo Tomás de Aquino, que essas escamas caiam por terra, para que consigamos compreender a vontade de Deus para a nossa vida.
O poder das parábolas: Mistérios divinos em linguagem humana
Vamos falar um pouquinho sobre as parábolas. O que são elas? São algumas narrativas apresentadas a nós por Jesus; e, a partir de hoje, nós veremos algumas delas. Essa narrativa compara elementos da vida cotidiana, mas tem como objetivo revelar para nós verdades espirituais, divinas. É um instrumento didático utilizado por Jesus para revelar verdades do Reino dos Céus.
Então, a partir de hoje e nas próximas homilias, você verá algumas parábolas, sobretudo quando se fala da semente, pois a semente é a Palavra de Deus, e a semente é algo do cotidiano daquele povo agricultor. Por isso Jesus utiliza dela para falar que a Palavra de Deus é assim também: ela é lançada e vai produzir frutos no tempo certo. As parábolas são espelhos da vida cotidiana que tornam possível o encontro entre experiências humanas e mistério divino.
Então, neste dia, aprendamos, a partir deste elemento da parábola, a preparar o nosso coração para todo o ensinamento que Jesus nos trará nos próximos dias.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós. A bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!


