10 Jul 2025

Presença de Deus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho anunciai. O reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graças recebestes, de graça deveis dar” (Mateus 10,7-15)

Mensagem de esperança

Percebam, meus irmãos e minhas irmãs, que esses dias o Senhor tem mostrado a autoridade que Ele dá aos discípulos sobre as enfermidades, sobre os espíritos maus e a graça de anunciar o reino de Deus, ou seja, a urgência que o mundo necessita receber a Palavra de Deus, ou seja, o anúncio do reino dos céus, no versículo 7 deste evangelho: “Proclamai! O reino dos céus está próximo!”.

O anúncio do Reino dos Céus

A missão, meus irmãos, começa com o anúncio da presença de Deus no meio do povo. O evangelizador é o mensageiro da esperança. Você precisa guardar isso. O que você tem levado para as pessoas? Tristeza? Falatórios? Fofocas? Julgamentos? Ou você tem sido um mensageiro que leva a esperança?

Levando a certeza de que Deus está agindo, meus irmãos e minhas irmãs, diante dos problemas que o mundo está vivendo, as pessoas, em vez de proclamar ‘Deus está conosco, caminhando conosco’, nós vivemos uma falta de fé, nós vivemos um esfriamento espiritual, nós vivemos um esfriamento do amor, da caridade, onde Deus está sendo esquecido. Não! Você precisa ser um missionário, um evangelizador que porta a esperança.

O Papa Francisco, neste ano jubilar, nos fala sobre a esperança.

Palavra e gesto concreto

O versículo 8 nos fala da ação concreta junto com o anúncio, ou seja, quem anuncia, quem proclama a Palavra de Deus cura os doentes, ressuscita os mortos, purifica os leprosos, expulsa os demônios.

A missão não é só palavra, mas é também gesto, é cuidado. Evangelização verdadeira envolve cura, libertação e acolhida. Você não pode esquecer disso, o acolhimento é o mais importante, porque quem se sente acolhido, abre-se à graça de Deus e tem a sua vida transformada.

A gratuidade na Missão

Termino com o versículo número 8, gratuidade na missão: de graça recebestes, de graças deveis dar, ou seja, o dom da fé e da missão não é mérito pessoal, mas graça recebida, que deve ser partilhada com humildade e generosidade.

Que o Senhor lhe dê essa graça, um convite a evangelizar sem interesses pessoais ou busca por recompensa.

De graça recebestes, de graças também deveis dar.

Que Deus o abençoe em sua missão. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.