08 Dec 2020

Maria foi concebida para nos apontar o caminho da graça

“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,28).

Celebramos, hoje, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. No momento em que Maria, a Mãe do Salvador, escolhida por Deus, foi concebida no ventre de sua mãe Ana, ela foi livre da mancha do pecado original.

Uma graça toda especial, não em vista dela, mas do Seu Filho, Nosso Senhor e Salvador. Como diz a Antífona: “Deus preparou uma digna morada para si”. Essa digna morada tem nome, chama-se Maria.

O que estamos, hoje, celebrando é o cuidado de Deus, a delicadeza e a ternura d’Ele em preparar os caminhos para se fazer presente no meio de nós. Os caminhos de Deus não são os caminhos do pecado. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e o primeiro pecado que Ele tirou foi o da Sua própria Mãe. Ela foi não só concebida sem pecado, conservada da mancha do pecado original, mas ela viveu sem pecado, ela preservou-se do pecado, conversou-se na graça que recebeu.

Que beleza e que graça quando chamamos Maria de “nova Eva”, porque tivemos a primeira Eva, a mãe de todos os viventes, que também foi concebida sem pecado, mas não correspondeu à graça. Ela caiu em desgraça.

A felicidade de Maria não foi só ser concebida sem pecado nem gerar Jesus, mas foi corresponder à graça

Rezamos sempre no Salve Rainha que somos os degredados filhos de Eva, porque o pecado degradou a nossa condição humana. Mas somos os bem-aventurados filhos de Maria, somos a descendência, somos da casa, da raça, da família de Maria, porque ela foi concebida para nos apontar o caminho da graça, para nos apontar o caminho da salvação, porque ela que nos trouxe o seu filho no seu ventre para também nos salvar e tornar o nosso caminho sem pecado.

A festa de hoje é a festa da esperança, é a festa da vitória, a vitória de Deus sobre o pecado. Desde o momento em que foi concebida e em toda a sua vida, Maria nos mostrou que também podemos vencer o pecado.

Se Jesus for tudo em nós, se permitirmos que Ele também faça morada em nós, se permitirmos que Ele seja o Senhor da nossa vida, porque a felicidade de Maria não foi só ser concebida sem pecado nem gerar Jesus, mas foi corresponder à graça, foi ouvir a Palavra e praticá-la.

Esse é o caminho que ela hoje nos aponta. Hoje, não engrandecemos a Virgem Maria por aquilo que nela se realizou. Hoje, louvamos e bendizemos ao Senhor Nosso Deus por aquilo que Ele fez nela, porque aquilo que Deus fez nela, é o que quer fazer em nós.

Não nascemos sem pecado, mas mesmo nascidos com a mancha do pecado, Ele quer nos libertar desse caminho e nos mostrar o caminho da graça, da vida e da salvação.

Olhemos para a Virgem Maria, porque ela é nossa companheira, ela é para nós um sinal da vitória sobre o mal e o pecado. Que a sua imaculada conceição, Virgem Maria, brilhe sobre nós!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.