22 Nov 2023

(Português do Brasil) Trilhe seu caminho na direção do Senhor Jesus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Naquele tempo, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. Então, Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e, depois, voltar. Chamou, então, dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’” (Lucas 19,11-13).

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é dia 22 de novembro, a Igreja celebra a memória de uma grande santa: Santa Cecília; conhecida de todos nós. Enquanto caminhava para a sua morte, a santa de hoje cantava. Disse bem Santo Agostinho que “Quem canta, reza duas vezes”, por isso, Cecília se tornou a padroeira dos músicos, não simplesmente porque ela cantava, mas porque ela amava Cristo de forma tão forte que o canto foi uma expressão desse amor.

O quanto precisamos resgatar o valor do canto religioso em nossas igrejas, em nossos momentos de oração, o canto como expressão de uma fé, e não apenas um modismo ou a sensação do momento, mas o canto como uma expressão de fé!

O quanto nossos cantos litúrgicos, precisam ser expressão do mistério que celebramos, e não de ideologias ou até mesmo de correntes espirituais, vazias de conteúdo e de sentido!

Roga por nós, Santa Cecília, para que o nosso canto cristão cante o Cristo, o Cristo inteiro!

Vamos, responsavelmente, trilhar o nosso caminho na direção do Senhor

No Evangelho de hoje, temos a parábola das moedas que são entregues a esses empregados, parece que Deus fez assim conosco: deu-nos seus dons e foi embora para bem longe de nós, mas, na verdade, a distância que, muitas vezes, sentimos de Deus, em relação a nós, é algo saudável, porque é a responsabilização com que o mesmo Deus cumulou cada um de nós.

Deus não nos infantiliza, mas Ele coloca em nossas mãos responsabilidades — como fez esse homem colocando essas moedas, essas quantias nas mãos dos seus empregados; é justamente para lhes confiar uma responsabilidade.

Sabemos que uma presença demais até sufoca. Quem é pai, quem é mãe precisa aprender muito bem isto: presença excessiva, muitas vezes, sufoca os filhos, e a ausência também, a ausência excessiva. Para que um filho cresça de forma responsável, às vezes, é preciso que os pais deem um passo atrás e deixem que os seus filhos tomem as suas vidas nas mãos.

Deus também age dessa forma conosco, Ele está bem perto, mas, às vezes, não O sentimos, justamente para criar em nós esse sentido de responsabilidade pelo nosso caminho, o caminho que devemos fazer.

Com todas as graças e bênçãos que Ele colocou nas nossas mãos, vamos, responsavelmente, trilhar o nosso caminho na direção do Senhor!

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.