24 Nov 2023

(Português do Brasil) Tenha zelo e cuide da casa de Deus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões.” (Lucas 19,45-47)

Meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra que aparece, aqui, no Evangelho: casa, é “oikos”, uma palavra grega para falar da “casa de Deus”. Não é uma simples habitação, e sim a casa de Deus, o lugar de oração, de encontro com a comunidade dos fiéis, um lugar de adoração, um lugar de culto genuíno a Deus.

Tem muito cristão que, ainda hoje, confunde a casa de Deus com outro lugar. No tempo de Jesus, não foi diferente, confundiram a casa de Deus com um comércio. Porque, ali, naquele lugar onde estavam portando aquelas coisas, não era lugar para se fazer aquilo; era um lugar sagrado.

A casa de Deus, hoje, é confundida com shopping — “Vou buscar o que me interessa”, “Deus precisa me apresentar as suas ofertas”. Em tempos de Black Friday, podemos confundir, muitas vezes, as coisas de Deus também, achando que a Igreja seja um shopping, então, escolho o que mais me agrada; e aquilo que não me agrada muito do Evangelho, recuso. Se não me satisfaz, mudo de Igreja, vou atrás de outra.

A casa de Deus tem uma ordem; e quem estiver a fim de entrar, nesta casa de Deus, precisa respeitar essa harmonia

Usa-se a casa de Deus, muitas vezes, confundida com os nossos ambientes normais; usa-se na casa de Deus o celular, manda-se mensagem durante as celebrações, postam-se fotos nas redes sociais durante a missa. Muitas vezes, também transformamos a casa de Deus em outros ambientes que não são sagrados.

A casa de Deus que, muitas vezes, é saqueada dos seus valores e modos de se comportar. Roupas indevidas nas missas, nos batizados, especialmente nos casamentos, que viram um verdadeiro desfile de moda e um exibicionismo de todo tipo, mas se afastam da genuinidade do sacramento que está sendo celebrado.

Fiéis que chegam atrasados constantemente, com um péssimo hábito e vão, tranquilamente, na fila da Comunhão, como se nada tivesse acontecido. E até pessoas consagradas, pessoas do contexto religioso, que transformaram o “chegar atrasado na missa” num hábito terrível. Gente que, com o pretexto da piedade, usam vestes, adereços, gestos corporais não para honrar a Cristo, e sim para parecerem mais santos e mais devotos do que os outros.

Tem tudo isso acontecendo na casa de Deus. Jesus, hoje, certamente, faria um bom chicote e expulsaria muitas dessas realidades. A casa de Deus tem uma ordem; e quem estiver a fim de entrar, nesta casa de Deus, precisa respeitar essa harmonia.

Precisamos retomar essa piedade e esse zelo pela casa do Senhor. Que Ele nos dê essa graça!

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.